LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMÉRCIO EXTERIOR - 22/08/2012





Camex incentiva investimentos por meio de 530 Ex-tarifários

Brasília – Foram publicadas hoje, no Diário Oficial da União, duas resoluções da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que tratam da concessão de Ex-tarifários. A Resolução Camex 60/12 apresenta a relação de 502 Ex-tarifários simples para Bens de Capital, sendo 228 referentes à renovação de Ex-tarifários já existentes e 274 relacionados à concessão de novos benefícios fiscais. Já a Resolução Camex 61/12 trata de 28 Ex-tarifários simples para Bens de Informática e Telecomunicação, sendo 21 de renovação e sete de novos pedidos.
Ambas as medidas foram aprovadas pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), ad referendum do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Os investimentos industriais vinculados aos 530 Ex-tarifários somam US$ 8,56 bilhões. Os investimentos relativos às importações dos equipamentos são estimados em US$ 1,63 bilhão.
Os principais setores contemplados pelos investimentos globais são: mineração (24,89%), geração de energia (12,61%), ferroviário (11,12%), químico (11,12%), automotivo (7,58%), vidros (6,87%) e metalúrgico (5,86%). A maioria dos empreendimentos relacionados aos recursos estão ainda nas regiões Nordeste e Norte do país.
Os principais setores atendidos em relação ao valor das importações são: geração de energia (16,78%), automotivo (14,47%), gráfico (11,03%), bens de capital (9,51%) e vidros (6,41%). Em relação aos países de origem das importações relacionados aos Ex-tarifários, encontram-se: Estados Unidos (33,3%); Alemanha (11,2%); França (10,4%); Finlândia (9,6%) e Bélgica (7,4%).
O que são Ex-tarifários
O regime de Ex-tarifário é um mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos no país por meio da redução temporária do imposto de importação de bens de capital e de informática e telecomunicação, que não são produzidos no Brasil. O objetivo é aumentar a inovação tecnológica por parte de empresas de diferentes segmentos da economia; produzir efeito multiplicador de emprego e renda; ter papel especial no esforço de adequação e melhoria da infraestrutura nacional; estimular os investimentos para o abastecimento do mercado interno de bens de consumo; e contribuir para o aumento da competitividade de bens destinados ao mercado externo, entre outros benefícios.
Ao Comitê de Análise de Ex-tarifários (CAEx), composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Produtivo (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria-Executiva da Camex, cabe a verificação da inexistência de produção nacional, bem como a análise de mérito dos pedidos da indústria em vista dos objetivos pretendidos e dos investimentos envolvidos.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC



Imposto de Importação de sardinha congelada é reduzido por razões de desabastecimento

Brasília  Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a Resolução Camex n° 58/12 que determina a redução temporária da alíquota ad valorem do Imposto de Importação da sardinha congelada (NCM 0303.53.00), de 10% para 2%, por 180 dias, limitada à quota 50 mil toneladas. A resolução foi aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), ad referendum do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A medida visa garantir a oferta do produto e evitar possível desabastecimento das indústrias de conserva durante o período de interrupção da pesca, nas épocas do defeso e recrutamento, em cumprimento à legislação ambiental brasileira

A alteração tarifária está amparada na Resolução do Grupo do Mercado Comum do Mercosul n° 08/08, que autoriza a redução da alíquota do Imposto de Importação em caso de desabastecimento temporário com tratamento de urgência, antes de sua aprovação pela Comissão de Comércio do Mercosul (CCM), por até 180 dias.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC



Aprovadas novas alíquotas para importação de bens de informática e telecomunicações

Brasília  – O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou, ad referendum do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a Resolução Camex nº 59/12, publicada hoje no Diário Oficial da União, que altera a Lista Brasileira de Exceções de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit). A medida modifica alíquotas do imposto de importação para os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), conforme abaixo:
NCM
PRODUTO
Alíquota (%)
8504.40.40 Equipamento de alimentação ininterrupta de energia (UPS ou no break) 20 BIT
8523.51.10 Cartões de memória (memory cards) 16 BIT
8534.00.11 Com isolante de resina fenólica e papel celulósico 12 BIT
8534.00.12 Com isolante de resina epóxida e papel celulósico 12 BIT
8534.00.13 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.19 Outros 12 BIT
8534.00.31 Com isolante de resina fenólica e papel celulósico 12 BIT
8534.00.32 Com isolante de resina epóxida e papel celulósico 12 BIT
8534.00.33 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.39 Outros 12 BIT
8534.00.51 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.59 Outros 12 BIT
As alterações tratam, basicamente, de três categorias de produtos. Os equipamentos de alimentação ininterrupta de energia, conhecidos também por UPS ou no break (NCM 8504.40.40), tiveram aumento de 14% para 20%. Os cartões de memória – memory cards – (NCM 8523.51.10) tiveram elevação de alíquota de 0% para 16%. Por último, os circuitos impressos (demais códigos da tabela) passaram de 10% para 12%.
A medida permite aplicar, de forma estratégica, até 2015, alíquota do imposto de importação diferente das estabelecidas na Tarifa Externa Comum (TEC), conforme disposto na Decisão Conselho Mercado Comum do Mercosul nº 57/10.
A aplicação das exceções levou em consideração a estrutura tarifária das cadeias produtivas envolvidas e as diretrizes do Plano Brasil Maior. O objetivo é estimular a capacidade inovadora da produção nacional e fortalecer os setores de informática e de componentes eletrônicos, com produtos de alto valor agregado.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC




Caixa Econômica lança linhas de crédito para empresas exportadoras

A Caixa Econômica Federal lançou linhas de crédito e serviços para empreendedores que exportam ou estão interessados em exportar produtos.

As operações oferecidas incluem o adiantamento sobre contrato de câmbio e sobre cambiais entregues, a carta de crédito de exportação e a cobrança documentária de exportação.

No adiantamento sobre contrato de câmbio, permite-se a contratação antes de a mercadoria ir para o exterior, possibilitando ao empresário ter crédito para produzi-la.

Na operação sobre cambiais entregues, o financiamento ocorre depois da exportação do produto.

Ambos os serviços têm alíquota zero de IOF (imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguros) e disponibilizam até 100% do valor de financiamento ao empreendedor.

MEDIDA ANTI-CALOTE

Para assegurar o pagamento ao exportador, o banco pode intermediar, em parceria com instituições estrangeiras, as negociações entre o empreendedor brasileiro e o importador.

Aos empresários que já exportam, o banco oferece a carta de crédito --para tentar garantir o recebimento da quantia devida-- e a cobrança documentária --para tornar a transação mais eficiente.

Fonte: Folha

Nenhum comentário: