LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 23/06/2010

Terminal portuário de Navegantes cresce 92,9%
SÃO PAULO - Os Terminais Portuários de Navegantes (Portonave), movimentaram de janeiro a maio deste ano aproximadamente 234 mil TEUs (twenty-foot- equivalent unit, unidade de medida do contêiner de 20 pés), o que representa um crescimento de 92,9% se comparado ao mesmo período de 2009.

Somente no mês de maio atracaram na Portonave 55 navios que movimentaram 55.483 TEUs, um aumento de 28% em relação a maio de 2009, quando os terminais receberam 44 navios, e movimentaram 43 mil TEUs.

Segundo a empresa o resultado é muito bom, ainda mais depois do prejuízo obtido por conta das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina em abril. "No fim de abril o Terminal ficou impossibilitado de operar por alguns dias devido ao fechamento do canal de acesso, provocado pelas fortes chuvas, o que prejudicou os resultados. Em maio conseguimos recuperar as perdas e movimentamos 55.483 TEUs, 28% a mais que no mês anterior", diz o diretor superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte.

Em maio o terminal também obteve um aumento de 20% no volume de exportações, mas o destaque ficou por conta da importações que segundo Duarte foi o melhor resultado já obtido pelo terminal, com a movimentação de 8.159 contêineres, 41,5% a mais que em abril. Os principais produtos que chegaram ao país foram plásticos, máquinas, eletrônicos, ferro, aço, borracha e papel.
Portos e Navios



Alemanha prepara projetos para Santos
O governo alemão apresentará ao Porto de Santos três projetos logísticos que permitirão melhorar a eficiência dos acessos ao complexo.

Estes prometem ser os primeiros frutos de uma parceria que vem se desenvolvendo desde abril entre os europeus, a Prefeitura de Santos e a Codesp, administradora do cais santista. As construções de um novo ramal ferroviário entre o Planalto e a Baixada Santista, com o uso de tecnologia inovadora, e de um túnel submerso ligando as margens do estuário são duas das propostas sob análise. Uma comitiva formada por empresários e autoridades germânicas participou, ontem, de evento na Prefeitura de Santos. Na ocasião, o prefeito João Paulo Papa, o presidente da Codesp, José Roberto Serra, e o secretário de Estado de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Rainer Bomba, assinaram uma carta de intenções para início da cooperação. O representante do governo alemão afirmou que o projeto de construção de uma nova ligação ferroviária na Serra do Mar poderá contar com equipamentos capazes de perfurar rochas densas, o que proporcionará a passagem de trens por meio de túneis. A mesma tecnologia foi utilizada por uma empresa alemã para abertura de linhas no metrô de São Paulo. A declividade seria de 2%, a máxima possível para o modal. Segundo José Roberto Serra, essa configuração permitiria que a altura de 700 metros entre São Paulo e Santos fosse percorrida em 16 quilômetros de linha. Pela rodovia, hoje são 70 quilômetros de pista. O presidente da Docas ressaltou que este investimento poderá reduzir a sobrecarga do modal rodoviário, largamento utilizado na região, em detrimento dos demais. Porém, os caminhões também foram lembrados pelos alemães em um estudo para construção de um túnel submerso entre as duas margens do estuário santista. Se a comunidade portuária acalenta há anos esse tipo de ligação, tem agora a seu favor alguns dos maiores especialistas mundiais nesta solução de engenharia. Serra afirmou que pretende contar com esses estudos, uma vez que a Codesp identificou a necessidade de uma ponte ou túnel na altura da Alemoa. A comitiva alemã tinha na manga ainda um terceiro projeto, referente ao transporte hidroviário de mercadorias entre o cais e os terminais retroportuários. Serra informou que a Codesp desenvolvia estudos sobre este assunto e que pretende entregar esta demanda ao governo alemão. Os três projetos serão apresentados em outubro. O prefeito João Paulo Papa lembrou da necessidade de se pensar em eficiência em um momento em que a economia brasileira tem grande projeção de crescimento.
Porto de Santos

Nenhum comentário: