Os contêineres são
caixas especiais, de construção sólida, concebidas e equipadas para poderem ser
transportadas em um ou mais meios de transporte (ferroviário, rodoviário,
aquático ou aéreo). Eles se classificam na posição 8609 do Sistema Harmonizado,
base da Nomenclatura Comum do Mercosul.
Eles são providos
de dispositivos (ganchos, anéis, suportes, roldanas, etc.) que facilitam a
movimentação e fixação da carga a bordo do veículo terrestre, do veículo aéreo
ou do barco. Prestam-se ao transporte “porta-a-porta” de mercadorias sem troca
de embalagem desde o ponto de partida até o local de
chegada.
O tipo mais comum,
de madeira ou de metal, consiste numa grande caixa provida de portas ou de
painéis laterais desmontáveis.
Entre os principais
tipos de contêineres, citam-se:
1) Os contêineres
especialmente adaptados para o transporte de mudanças.
2) Os contêineres
isotérmicos, para gêneros alimentícios ou mercadorias
perecíveis.
3) Os contêineres
para transporte de fluidos, geralmente de forma cilíndrica, para transporte de
líquidos ou gases; estes contêineres só se classificam na posição 8609 quando
montados sobre um suporte que permita acomodá-los sobre um veículo qualquer
(apresentados de forma diferente, seguem o regime da matéria
constitutiva).
4) Os contêineres
abertos, usados no transporte de granéis (carvão, minérios, etc.). A fim de
facilitar o descarregamento, os fundos ou as paredes laterais são muitas vezes
providos de dobradiças.
5) Os contêineres
para transporte de mercadorias especiais, tais como artefatos de vidro,
artefatos de cerâmica e animais vivos.
A capacidade dos
contêineres varia geralmente entre 4 e 145 m3. No entanto, há outros
menores, mas a sua capacidade, normalmente, não é inferior a 1
m3.
Não podem ser
classificados como contêineres da posição 8609:
a) As caixas de
qualquer espécie que, embora destinadas ao transporte “porta-a-porta” das
mercadorias, não tenham sido especialmente concebidas para serem fixadas ou
amarradas a um veículo terrestre, um veículo aéreo ou um barco. Estas embalagens
seguem o regime da matéria constitutiva.
b) Os reboques
rodoferroviários (road-rail) que se destinem principalmente a circular em
rodovias, mas concebidos para serem transportados em vagões especiais providos
de trilhos-guias (carris-guias).
Cesar
Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: SH, NESH com
adaptações |
segunda-feira, 2 de julho de 2012
CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS
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