LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 26/07/2012






Porto Sem Papel finalmente chega a Santa Catarina

Desde janeiro de 2010 em elaboração, comimplantação iniciada em agosto de 2011 pelo Porto de Santos, no litoral paulista, o Porto Sem Papelfinalmente chega aos portos catarinenses. A Secretaria de Portos (SEP) anunciou que o treinamento para efetivar o sistema nos portos de Itajaí e São Francisco do Sul teve início nesta terça-feira (24). O Coordenador Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos, irá preparar as autoridades dos portos de Santa Catarina e seus anuentes até o dia 25 de setembro, quando o sistema deverá entrar em plena operação.

Foto: Arquivo Portogente
Em Vitória [foto], o sistema Porto Sem Papel foi implantado em setembro de 2011
Até lá, o Porto Sem Papel também deve entrar em operação no Porto de Cabedelo (Paraíba), em primeiro de agosto, e nos portos de Natal, Areia Branca e Maceió, no dia 28 de agosto. Assim, a partir do início das operações em Itajaí e São Francisco do Sul, serão 21 portos habilitados no País.
Através do sistema (denominado Sistema de Informação Concentrador de Dados Portuários), todos os dados necessários para atracação, operação e desatracação dos navios são unificados e disponibilizados para todas as instituições envolvidas na atividade portuária (Anvisa, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e Autoridade Portuária). Essa integração dos órgãos busca eliminar a burocracia, diminuir o tempo para obtenção das anuências e, consequentemente, reduzir o custo das operações em 25%, segundo estimativa da SEP.
Leia também
Porto Sem Papel ainda não atua com toda sua plenitude
Porto Sem Papel quer reduzir tempo de estadia de navios em 25%
Portos atrapalhados

http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=68159




SEP capacita mais dois portos para uso do Porto sem Papel

Itajaí e São Francisco do Sul foram os portos da vez

A SEP (Secretaria de Portos) deu início, nesta terça-feira, em Itajaí e São Francisco do Sul, o treinamento para a implementação do PSP (Porto Sem Papel), o que representa um avanço na modernização desses dois portos de Santa Catariana.
O Porto sem Papel é um sistema de informação, elaborado pela SEP com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no valor de R$ 114 milhões. A intenção é que todos os 35 portos públicos operem com esse sistema até o primeiro semestre de 2013.
Atualmente, 15 portos já estão operando de acordo com a normas. São eles: Rio de Janeiro, Santos, Vitória, Salvador, Aratu, Ilhéus, Fortaleza, Pecém, Barra do Riacho, Niterói, Itaguaí, Angra dos Reis, Forno, e recentemente Recife e Suape. De acordo com a SEP, o Porto de Cabedelo deverá fazer uso a partir de 1 de agosto e os portos de Natal, Areia Branca e Maceió, no dia 28.




Nenhum comentário: