LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 18 de julho de 2012



Governo impõe metas para reduzir atrasos, desvio de bagagem e ineficiência nos aeroportos
por Redação *
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informa que até dezembro de 2013 todos os aeroportos localizados em cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, terão metas de eficiência operacional. O objetivo do órgão governamental é aumentar a qualidade no atendimento de passageiros de vôos nacionais e internacionais. Filas no atendimento ao check-in, atrasos na partida de vôos e desvios de bagagem estão entre as principais “dores de cabeça” que atingem os usuários dos aeroportos do País. Atrasados há mais de dez anos, os aeroportos são o maior gargalo para a Copa.
O trabalho de metas terá orientação da Câmara de Políticas de Gestão, que tem à frente o empresário Jorge Gerdau. Após um projeto-piloto no aeroporto de Guarulhos (SP), transferido recentemente para o setor privado, Galeão (RJ) e Confins (MG) são os primeiros terminais brasileiros a trabalhar com metas de eficiência operacional.
As metas têm como referência os parâmetros definidos pela Iata, a associação internacional das empresas aéreas, pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e pela Infraero. O objetivo é que 90% dos passageiros sejam atendidos dentro do "tempo aceitável" e 95% dentro do "tempo desejado", mas não há punição para eventual descumprimento das metas. No entanto, as metas estão previstas nos contratos dos aeroportos cuja administração foi concedida à iniciativa privada, que pode ser multada no caso de performance abaixo da designada.
Foto: Infraero

O Aeroporto Internacional de Guarulhos é, de longe, o mais
movimentado do Brasil e agora é administrado pela iniciativa privada
No check-in, por exemplo, as metas são de até 12 minutos para o "aceitável" e de até 30 minutos para o "desejado". Nos procedimentos de imigração, os intervalos são de até 7 e 15 minutos, respectivamente. Para a restituição de bagagem, de 25 e 40 minutos.

Nenhum comentário: