LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SEP assina acordo com porto de Antuérpia


SEP assina acordo com porto de Antuérpia

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assinou na última quarta-feira (11/09), na embaixada da Bélgica, o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Portos (SEP) e o Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (APEC). O documento tem como objetivo: capacitar os trabalhadores portuários brasileiros, incluindo funcionários de escritório e trabalhadores portuários avulsos, com cursos nas áreas de gestão, infraestrutura e obras portuárias, além do uso e manuseio de equipamentos portuários. Os candidatos selecionados poderão participar dos seminários padrão e daqueles especialmente elaborados na Cidade de Antuérpia/Bélgica e/ou no Brasil.

dentro esq - sep assina acordo com porto da antuÈrpia.jpgEm uma primeira fase, o treinamento será destinado aos funcionários portuários de escritório dos órgãos públicos envolvidos com o setor portuário (SEP, ANTAQ, Docas e demais órgãos intervenientes), além das empresas privadas arrendatários dos terminais portuários brasileiros. Esse treinamento será feito por professores Belgas da APEC que virão ao Brasil para disseminar, de maneira mais ampla em todo o País, as melhores práticas do setor portuário mundial.

O treinamento destinado aos funcionários de escritório será organizado por intermédio de seminários de curto prazo, com previsão de cinco dias úteis, com início previsto para as 9h até, aproximadamente, 17h. Os cursos serão conduzidos em inglês.

dentro - sep assina acordo com porto da antuÈrpia.jpgA segunda fase do programa incluirá o treinamento de professores brasileiros, a serem escolhidos pela SEP, nas instalações do Centro de Capacitação do Porto da Antuérpia - APEC, naquela Cidade Belga. Tais professores, quando de seu retorno, treinarão os trabalhadores portuários avulsos, principalmente com o uso de simuladores para movimentação de contêineres (transteineres e porteineres).

O Acordo a ser assinado terá grande importância para fortalecer o atual relacionamento existente, promover e desenvolver maior compreensão e amizade entre Brasil, Bélgica, Flandres, Porto da Antuérpia e a APEC - Centro de Formação Portuária Antuérpia/Flandres.

Fonte: SEP/Andrezza Barros

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/23498-sep-assina-acordo-com-porto-de-antuerpia

Nenhum comentário: