LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Exportação de grãos



Rio Grande ocupa o 1º lugar no Brasil e o sétimo lugar no mundo em eficiência portuária na exportação de grãos

    
De acordo com o balanço de escoamento do Plano Safra 2012/2013, apresentado durante o processo de Interiorização na sexta-feira (6), nos municípios de Rio Grande e São José do Norte, o Porto do Rio Grande ocupa o 1º lugar no Brasil e o sétimo lugar no mundo em eficiência portuária para movimentação de grãos atualmente. Somente em 2013, foram 7.815.704 toneladas de soja escoadas pelo Porto.

"A Metade Sul, durante muito tempo, foi vista como um problema, mas hoje vivemos um momento diferente. Temos qualificação, uma estrutura naval em pleno desenvolvimento e o exemplo do Porto do Rio Grande", disse o governador, ressaltando que este é um momento de afirmação e celebração. "Temos uma política estratégica para o desenvolvimento portuário e esta celebração deve ser compartilhada já que os índices não são atingidos de graça", destacou.

A movimentação do Porto oportuniza o melhor prêmio ao agricultor, sendo maior que o prêmio pelos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP). O agendamento prévio da descarga dos caminhões no local foi uma medida implantada com sucesso nos anos anteriores.

"Aqui passa a riqueza de todos os rincões do Estado. Este Porto não é do município do Rio Grande, é do Estado. Tivemos a melhor safra de todos os tempos, e foi isso que colocou o Estado no cenário nacional e internacional", destacou o superintendente do Porto, Dirceu Lopes.

Conforme o superintendente, a partir do ano que vem, acontecerá um processo de dragagem permanente, que deve proporcionar ao Porto ter a maior dragagem do Brasil. "Teremos a capacidade de receber os maiores navios do mundo e seremos, certamente, o mais eficiente e eficaz do país", afirmou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, disse que o trabalho realizado pelo Porto acontece de forma integrada e engrandece o Estado. "O Rio Grande do Sul superou todas as críticas de que não teria condições de escoar toda safra do Estado. Este é um exemplo de superação e eficiência de um dos principais portos do Brasil", disse.

Números do escoamento de soja pelo Porto do Rio Grande:
- Total de carregamento operacional: 170 mil toneladas/dia
- Armazenagem: 1,6 milhão de toneladas
- Capacidade rodoviária: 70 mil toneladas/dia e 2.058 caminhões/dia
- Capacidade hidroviária: 4 barcaças / dia, o que corresponde 7 mil toneladas/dia
- Capacidade ferroviária: 430 vagões/dia, o que corresponde a 21.500 toneladas/dia
- Capacidade total de recebimento / dia: 98.500 toneladas/dia (rodo/ ferro e hidro)
- Navios carregados: 124 - (63 mil toneladas/cada)
- Caminhões carregados: 186 mil - 6,3 milhões de toneladas
- Hidrovias: 83 barcaças - 252 mil toneladas
- Ferroviário: 24.503 vagões - 1.233 milhão de toneladas
- Superou em 4,88 vezes a capacidade de armazenagem em 5 meses 

Fonte: Jornal Agora (RS)

http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/23476-rio-grande-ocupa-o-1o-lugar-no-brasil-e-o-setimo-lugar-no-mundo-em-eficiencia-portuaria-na-exportacao-de-graos

Nenhum comentário: