LEGISLAÇÃO

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MDIC abre investigação sobre dumping em lápis chinês


MDIC abre investigação sobre dumping em lápis chinês

Sandra Manfrini | Agência Estado

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) decidiu abrir investigação sobre a existência de dumping nas exportações da China para o Brasil de lápis de resina e de dano à indústria doméstica decorrente de tal prática. A circular determinando o procedimento está publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira, 16.

A abertura da averiguação foi motivada, segundo anexo da circular, por um pedido da Bic Amazônia S.A., feito em abril deste ano. Após análise de dados do setor, a conclusão que se chegou foi de que o preço médio de importação do produto objeto de dumping esteve subcotado em relação ao preço médio de venda da indústria brasileira.

"Tendo em vista que não foi detectado nenhum outro fator que pudesse ser classificado como causa relevante da piora de indicadores da indústria doméstica, conclui-se, para fins de abertura de investigação, que há elementos de convicção suficientes de que o dano à indústria doméstica decorreu, notadamente, em razão dos volumes e dos preços, com indícios de dumping, do produto importado da China", diz o texto publicado no DOU.

http://atarde.uol.com.br/economia/materias/1533923-mdic-abre-investigacao-sobre-dumping-em-lapis-chines

Nenhum comentário: