LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Logística


Codapar abre centro de logística em Guarapuava

Unidade guarapuavana começou a funcionar no dia 28, e deve fazer a reclassificação de produtos, como soja e milho, e lacrar os caminhões, que serão reconhecidos por um código na Appa, em Paranaguá

Diário de Guarapuava João Quaquio
Instalado às margens da BR 277, pátio entrou em operação na semana passada (Foto: Diário de Guarapuava)
As cenas de filas de caminhões na rodovia que leva ao Porto de Paranaguá, comumente vistas nos noticiários, devem se tornar raras. Pelo menos esse é o anseio do governo estadual ao instalar em Guarapuava um centro de logística na Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná). Inserido no pátio da unidade às margens da BR 277, km 342, a unidade começou a funcionar no último dia 28, e terá capacidade inicial média para classificação de 5.220 toneladas por dia de soja em grão, milho e farelo de soja. De lá, os caminhões carregados seguem direto para um pátio de triagem da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
Desde 2011, o governo vem trabalhando na implantação do centro logístico da companhia, em Guarapuava. Também está previsto, para novembro, que entre em funcionamento outro terminal com o mesmo objetivo em Ponta Grossa. As ações consistem em uma parceria firmada entre Codapar e Appa, com o objetivo de antecipar a classificação dos produtos antes que o caminhão com a carga a ser exportada por empresas e cooperativas chegue ao porto.
“O caminhão passa por aqui, o produto já é amostrado e classificado em Guarapuava e a carga sai lacrada. Quando chegar ao porto, não vai precisar entrar na fila. Segue direto para o embarque”, explicou o supervisor técnico da Codapar em Guarapuava, engenheiro agrônomo José Roberto Papi.
O procedimento feito na unidade da companhia funciona como uma reclassificação do produto, que já chega a Guarapuava com a classificação de origem, realizada no carregamento. A empresa ou cooperativa preenche um cadastro em sistema eletrônico, denominado Carga On-Line, antes que o caminhão vá para a estrada. A administração do porto previamente cruza as informações das cargas com a disponibilidade dos navios para que o transportador seja informado sobre o momento adequado de levar o produto a Paranaguá. Através de uma mensagem de celular, o caminhoneiro pode conferir se há liberação para levar a carga ao porto.
O investimento na construção da estrutura do centro de logística guarapuavano soma R$ 220 mil. É o primeiro aberto no interior do Estado. Dentro da unidade de armazenagem da Codapar foi construído um galpão onde ficam dois classificadores oficiais, além de técnicos operacionais para prestar apoio nos procedimentos. Na fase inicial, a expectativa é atender a 150 caminhões por dia. “O potencial é para atendermos, com o tempo, 300 caminhões. A intenção é ampliar futuramente o galpão para recebermos mais veículos”, disse o gerente da unidade da companhia, Pedro Souza Moreira. O local recebe as cargas das 7 às 22h.

http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/guarapuava/11,35912,05,09,codapar-abre-centro-de-logistica-em-guarapuava.shtml


Nenhum comentário: