LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia


Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia


Bogotá - A Nicarágua apresentou no último domingo (15) um novo processo contra a Colômbia perante a Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda. O país solicita que o tribunal declare “o local exato” da fronteira marítima entre os países no mar do Caribe.

Em novembro do ano passado a Corte decidiu ampliar a fronteira da Nicarágua, mas a Colômbia, após dez meses de estudos sobre a sentença proferida, anunciou na semana passada que não acataria a decisão. Em um comunicado, o governo do país explicou que a solicitação à Corte pede a delimitação das 200 milhas náuticas que formam a fronteira caribenha entre a Nicarágua e a Colômbia.

Segundo o governo nicaraguense, a demanda apresentada contra a Colômbia é parte integral de um processo de “estabelecimento dos limites marítimos do Caribe nicaraguense”. “O processo tem como propósito terminar de definir os espaços marítimos da Nicarágua, limítrofes à Colômbia, sem prejudicar o direito de outros países”, informou o comunicado emitido pelo Executivo do país.

O governo do país também disse que estava disposto a negociar com a Colômbia, após a decisão do ano passado, mas que agora não teria mais “disponibilidade” por causa da reação do governo colombiano, que optou por responder que não acataria a decisão da Corte.

Com a decisão da Corte o Arquipélago de San Andrés perdeu grande parte do Mar do Caribe e as comunidades de pescadores alegam ter perdido sua fonte de renda. A Colômbia perderia parte de seu potencial energético, pois há petróleo na área limítrofe no mar caribenho.

Fonte: Agência Brasil/Leandra Felipe Correspondente da Agência Brasil/EBC

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/navegacao/23538-nicaragua-pede-que-corte-internacional-de-justica-defina-local-exato-da-fronteira-maritima-com-a-colombia

Nenhum comentário: