LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quais as diferenças entre Freight Forwarders e NVOCC



Quais as diferenças entre Freight Forwarders e NVOCC

Os Freight Forwarders são empresas que, a grosso modo, mandam os fretes (cargas) adiante, fazem acontecer os processos da cadeia logística. Já os NVOCCs são empresas consolidadoras de carga que foram criadas, nos anos 80, pelos próprios armadores que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas.
Muitos não entendem uma vez que se trata de funções complementares dentro do segmento de transportes de carga mas, como em outros setores, existe uma linha divisória. Os Freight Forwarders são empresas que, a grosso modo, mandam os fretes (cargas) adiante, fazem acontecer os processos da cadeia logística levando a carga até o seu destino final. Eles cuidam do desembaraço , embarque (algumas vezes fazem até a reserva de praça no navio para o cliente), desembarque no destino e até entrega na porta do cliente final.

Já os NVOCCs são empresas consolidadoras de carga que foram criadas, nos anos 80, pelos próprios armadores que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas. Os NVOCCs então, compram espaço nos navios full-containers para embarcar seus containers com cargas consolidadas de diversos clientes. Com o tempo os NVOCCs começaram a vender conteineres cheios também para seus clientes (H/H com carga de um cliente só) , tornando-se, de certa forma concorrentes dos próprios armadores.
No caso das empresas puramente NVOCCs, é mais comum haver um acordo de parcerias do que uma fusão uma vez que, normalmente, cada um é especialista em uma região do globo e o serviço do parceiro vai complementar o seu próprio.
(Fonte: Portal ComexNet)
Fonte: Max World Group
nvocc ff

http://portogente.com.br/portopedia/diferencas-entre-freight-forwarders-e-nvocc-78732

Nenhum comentário: