LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Rio Grande na rota de exportação de grãos produzidos no Paraguai


Rio Grande na rota de exportação de grãos produzidos no Paraguai


A possibilidade da utilização da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) como corredor de exportação de produtos paraguaios, foi debatida pelo presidente da Cesa, Márcio Pilger, que recebeu o diretor da União de Exportadores Paraguaios (Unexpa), Raul Valdez, e o gerente do Departamento de Grãos da empresa paraguaia Dekalpar, Cristian Fretes.

O encontro ocorreu no estande da Cesa, na 36ª Expointer. A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze. Também participaram da reunião o diretor técnico comercial da Cesa, Jerônimo Oliveira, e o assessor jurídico, Luiz Paulo Brundo, o responsável pela unidade de Camaquã, João Francisco Aguiar, além do coordenador da Câmara Setorial do Trigo, Áureo Mesquita.

A alternativa de parceria com a Cesa, segundo Valdez, surgiu em função de que a produtividade de grãos do Paraguai cresceu de forma mais acelerada que a infraestrutura do país, onde o consumo interno de soja é de 50% da produção, sendo o restante destinado à exportação. E o país possui apenas uma opção de escoamento da produção.

Conforme Pilger, as negociações com o Paraguai tiveram início no começo do mês, quando ele, a convite da Unexpa, visitou algumas cooperativas paraguaias. Além disso, a negociação faz parte do pacote de medidas que vêm sendo adotadas em função da reestruturação da Cesa. "Precisamos resolver questões de legislação para que nossas unidades possam realizar o alfandegamento. Para isso, vamos buscar os moldes já utilizados pelo Paraguai em outras cidades".

Pilger afirmou ainda que o grande trunfo que o Estado oferece é a segurança. Na oportunidade, o secretário adjunto da Agricultura cogitou a possibilidade de que uma parte dessa produção de soja fique no Estado para ser transformada em Biodiesel. Uma demanda que atenderia os interesses do Rio Grande do Sul e do Paraguai.

Logística
A intenção é que o corredor funcione de forma que grãos, como a soja, saiam da cidade de Encarnación, no Paraguai, e sejam transportados por caminhões pelo trajeto de 250 quilômetros até a unidade da Cesa de São Luiz Gonzaga e de lá façam, por via férrea, os 600 quilômetros restantes até a unidade de Rio Grande. Lá, por meio do porto, seguiriam para o destino de exportação
Fonte: Jornal Agora (RS)

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/23453-rio-grande-na-rota-de-exportacao-de-graos-produzidos-no-paraguai

Nenhum comentário: