LEGISLAÇÃO

domingo, 1 de junho de 2014

COMÉRCIO EXTERIOR TORNA OS PEQUENOS NEGÓCIOS MAIS COMPETITIVOS


COMÉRCIO EXTERIOR TORNA OS PEQUENOS NEGÓCIOS MAIS COMPETITIVOS

Atualmente, as micro e pequenas empresas respondem por 1% das exportações brasileiras




Oportunidade para os pequenos

Preparar sua empresa para atuar no mercado externo pode ser uma estratégia que vai tornar o pequeno negócio se tornar mais competitivo no mercado interno. De 2002 a 2011, o valor médio exportado por micro e pequenas empresas quase dobrou, passando de US$ 100 mil para US$ 193 mil. Apesar de o mercado interno estar bastante aquecido, a exportação de produtos manufaturados representa uma oportunidade de mercado e os pequenos negócios devem ficar atentos. Atualmente, as micro e pequenas empresas respondem por 1% das exportações brasileiras.

Com foco nesse mercado e no tema competitividade e inovação, o Sebrae apoia a realização do Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), no próximo dia 5 de junho, em Jaraguá do Sul (SC).

O Encomex reúne autoridades e palestrantes para tratar de assuntos relevantes para o comércio internacional. Por meio de parcerias importantes, o Encomex encoraja ainda pequenas e médias empresas a explorarem o mercado externo. Na programação do evento está prevista a palestra de Patrícia Mayana Maynart Viana, gerente-adjunta de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, que falará sobre caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais.

Para o Sebrae, apoiar eventos dessa natureza visa sensibilizar os pequenos negócios para a importância de se utilizar o comércio exterior como estratégia para aumentar a competitividade. “Mesmo que o empresário atue somente no mercado local, a partir do momento em que ele inicia um processo de preparação dos seus produtos com foco no mercado externo (observando exigências e tendências internacionais), a qualidade dos produtivos e serviços produtivos são aperfeiçoados, o que o torna mais competitivo”, explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

É o que pensa o empresário Antônio José Isaac. Há quase 30 anos no ramo de redes de balanço, o empresário, dono da “Redes Isaac”, em Fortaleza (CE), exporta seus produtos (redes, cadeiras e almofadas) para Alemanha, França, Espanha, Holanda, Dinamarca, Bélgica e Estados Unidos, desde 1994. “Com a bagagem que acumulamos para nos adaptar ao mercado internacional, conseguimos atender o público brasileiro com mais qualidade. Os brasileiros têm ficado cada vez mais exigentes, especialmente com a ascensão de classes dos últimos anos”, informa Antônio José. A expectativa de faturamento com exportação da empresa para este ano é de mais de R$ 3 milhões.

Quem acabou de adentrar ao universo das exportações foi o empresário Pedro Caetano, sócio da Lajedo do Ouro, indústria de cacau fino, localizada no interior da Bahia, no município de Ibirataia. No ano passado, sua empresa, fundada em 2006, passou a exportar cacau fino para os Estados Unidos, França e Bélgica. “Isso tem contribuído para que a gente se prepare para o mercado brasileiro, que, aos poucos, começa a se abrir as linhas de produtos premium, como cacau e café”, diz.

O Sebrae busca apoiar o pequeno empresário que tem interesse em acessar o mercado internacional, por meio de consultorias, cursos e informações. Para isso, oferece os seguintes cursos virtuais aos empresários:

Proex - Procedimentos para Exportação, direcionado aos empresários de pequenos negócios interessados na preparação da empresa em atividades de exportação, nos procedimentos relacionados ao controle administrativo e ao aduaneiro das exportações, bem como nos procedimentos incluídos no Sistema Integrado de Comércio Exterior do Brasil (Siscomex);

CVME - Condições de venda para o mercado externo, destinado aos empresários de micro e pequenos negócios e pessoas que possuem interesse em conhecer as técnicas de vendas no mercado externo;

Plaex - Planejamento para Exportar, direcionado aos empresários dos micro e pequenos negócios interessados em preparar sua empresa para atividades de exportação.

Também há o serviço “Autodiagnóstico de negócios internacionais”, que analisa o estágio de maturidade da empresa que deseja acessar mercados internacionais e tem um processo de tutoria durante o cadastramento.

O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas participantes. A iniciativa é resultado da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior.

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, de entidades de classe, entre outros.

Serviço
Encomex Empresarial
Dia 5 de junho de 2014
Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), localizado na Rua Octaviano Lombardi, 100 - Bairro Czerniewicz -Jaraguá do sul - SC

Informações: http://www.encomex.mdic.gov.br/sitio
Agência Último Instante
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