LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ranking logístico



Ranking logístico


Depois de liderar o escoamento da safra 2013/14 de soja nos primeiros meses do ano, o Porto de Paranaguá recuou no ranking e agora se mantém na segunda colocação entre os maiores exportadores do Brasil. Balanço divulgado ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) revela que 5,3 milhões de toneladas deixaram o litoral do estado em navios de janeiro a maio. O volume é 53% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas está abaixo do resultado demonstrado por Santos, ainda o maior exportador do país. O porto paulista, embarcou até maio 8,6 milhões de toneladas de soja.

Rio Grande (RS), que ganhou ritmo com as vendas externas mais tarde em relação aos concorrentes, por conta do andamento da colheita, acumula exportações de 3,2 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses de 2014. No mês passado, as três principais portas de saída de soja do país perderam fôlego com os embarques. Paranaguá vendeu 1,2 milhão de toneladas; Santos, 2,3 milhões de toneladas e Rio Grande, 1,5 milhão de toneladas. O Brasil tem potencial para enviar ao exterior perto de 48 milhões de toneladas do produto neste ano.

Movimentação

24,9 Milhões de toneladas de soja em grão foram exportadas pelo Brasil de janeiro a maio deste ano, conforme balanço da Secex. Volume atual é 5,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Fonte: Gazeta do Povo Online/CenárioMT

http://portosenavios.com.br/portos-e-logistica/24712-ranking-logistico

Nenhum comentário: