LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Árabes negociam importação de material de construção

Árabes negociam importação de material de construção

Importadores do Kuwait, Sudão e Arábia Saudita participaram de rodadas de negócios com empresas brasileiras na Câmara Árabe. Eles querem diversificar seus fornecedores e conhecer novos produtos.


São Paulo – Importadores de materiais de construção do Kuwait, Sudão e Arábia Saudita participaram de rodadas de negócios com empresas brasileiras nesta quinta-feira (26), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. O evento faz parte do Projeto Copa do Mundo, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com entidades setoriais.
Aurea Santos/ANBA

Alaby recebeu empresários antes das rodadas
Antes de iniciar as negociações, os participantes foram recebidos por Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, e assistiram a uma apresentação sobre o projeto. “A Câmara Árabe é a única câmara reconhecida no Brasil pela Liga Árabe e pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes para emitir documentos para exportação aos países da região”, destacou Alaby, colocando a entidade à disposição dos empresários.

Malik Alkhatim, gerente geral da Bafajar Brothers for Multi Activities, do Sudão, veio ao Brasil interessado na compra de materiais elétricos, como produtos de iluminação, cabos, plugues, conectores, interruptores, entre outros.

“Escuto muito sobre os produtos brasileiros. Sei que têm uma qualidade muito boa, agora vamos ver se podem competir nos preços”, afirmou o executivo. Atuando no Sudão e no Sudão do Sul, a empresa compra a maior parte de seus produtos da China, além de ser distribuidora da francesa Schneider.

Reginaldo Damião, representante da Magnamed, foi um dos exportadores que conversaram com Alkhatim. A Magnamed produz ventiladores hospitalares, com foco nos ventiladores pulmonares e de transporte em ambulâncias, além dos usados em unidades de terapia intensiva.

Damião explica que sua indústria negocia com empresas de construção que realizam os chamados projetos “turnkey”, em que a companhia faz desde o projeto até a compra de equipamentos do hospital ou outro empreendimento que esteja sendo desenvolvido.

“Ele trabalha com projetos 'turnkey'. Eles constroem o hospital e também instalam os produtos. Eles têm vários projetos 'turnkey'”, contou o executivo da Magnamed, destacando que espera fechar negócios com o comprador do Norte da África.

A empresa brasileira já exporta para vários países árabes, como Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Líbano, Marrocos, Argélia, Tunísia e também para o Sudão.

Sajauddin Amiji, representante da Atraco General Trading, da Arábia Saudita, participou das rodadas com interesse em comprar ferro, cerâmica, madeira e outros materiais de construção. “Compramos de muitos países, principalmente da China, Índia, Itália e Estados Unidos. Queremos diversificar nossos fornecedores e encontrar mais produtos”, ressaltou Amiji.
Aurea Santos/ANBA

Gujral negocia com executiva brasileira
A ITG Construction, empresa da holding Sultan Center, do Kuwait, participou pela primeira vez de negociações no Brasil. “Procuramos materiais que cubram toda a indústria de construção, de madeira a vidros, materiais básicos, até materiais específicos, como cerâmica, acabamentos, etc.”, explicou Munish Gujral, diretor da empresa.

A companhia ainda não compra materiais de construção do Brasil, tendo como principais fornecedores países como Estados Unidos, Itália e Alemanha. De acordo com Gujral, ele acredita que negócios serão fechados a partir destas rodadas. “Estamos buscando parcerias, ainda é cedo para dizer, mas acho que o Brasil tem bons produtos”, ressaltou.

Um dos exportadores que espera fechar com a ITG é Cláudio Araújo, representante da Gail, fabricante de cerâmica extrudada (de alta resistência). “A rodada foi muito interessante, conheci a empresa do Kuwait, que é um mercado no qual a gente já está atuando. Nós temos muitos projetos lá e ele gostou muito do produto”, completou Araújo.
http://www.anba.com.br/noticia/21864128/anba-na-copa/arabes-negociam-importacao-de-material-de-construcao/

Nenhum comentário: