LEGISLAÇÃO

sábado, 14 de junho de 2014

Associações empresariais cobram mais investimentos no Porto de Imbituba


Associações empresariais cobram mais investimentos no Porto de Imbituba

Escrito por Redação Portogente

publicado originalmente no site Engeplus, com informações da ACIC


Associações empresariais do sul catarinense entregaram nesta segunda (09) uma carta ao governador Raimundo Colombo pedindo investimentos ligados ao Porto de Imbituba. O documento foi o fechamento do seminário “O porto do Sul catarinense e o desenvolvimento regional”, sediado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), o qual reuniu lideranças políticas e empresariais do Estado com o objetivo de reforçar a cobrança sobre a necessidade de investimentos no Porto de Imbituba e o papel deste modal como fundamental para o desenvolvimento do Sul catarinense.

Na carta entregue ao governador as ACIs pediram apoio a pleitos diretamente ligados ao porto, como a duplicação do acesso direto do porto à BR-101, um investimento de R$ 50 milhões que está em fase de projeto pelo Governo do Estado. Também foram solicitadas ações que impactam no desenvolvimento regional e viabilizam a vinda de cargas ao porto, como a pavimentação da BR-285 e construção da ferrovia litorânea. O documento destaca ainda a necessidade de instalação da rede de gás natural e a formulação do plano de zoneamento do porto.

Colombo destacou que há um aspecto muito positivo das entidades empresariais liderarem este processo para chamar atenção de uma ação estratégica que é modernizar o porto, dar competitividade e eficiência, integrar com o setor positivo. “A partir daí a reivindicação de melhorar o acesso, de facilitar via ferroviária, dar operacionalidade e eficiência são pré-requisitos para o crescimento que vai ter. É oportuno que a gente faça isso e estamos abertos para construirmos juntos”, afirmou o governador.

Outro tema debatido e que deve ser definido até o fim deste ano diz respeito à prorrogação da delegação da gestão do porto. Desde 2012, o Porto de Imbituba está sendo administrado pela SCPar e ao final de 2014 o objetivo do Governo do Estado é que esta delegação seja prorrogada por 25 anos. Conforme o diretor presidente da SCPar Porto de Imbituba, Luís Rogério Pupo Gonçalves, este novo prazo vai permitir que os investimentos sejam feitos com a garantia de retorno.

O governador destacou que o Estado não busca a posse, mas trabalha pela sua eficiência e crescimento. “Você não consegue fechar contratos de longo prazo se o domínio de gestão encerra em dezembro. Os grandes investidores estão dispostos e temos a eleição agora, e tudo isso é complicador. Mas a nossa ideia é que o porto funcione, ou pela gestão do estado ou pela gestão privada, mas que ele produza desenvolvimento para a região. Os 25 anos é no sentido de dar segurança e estabilidade para os investimentos. Queremos uma gestão moderna, os números são muito bons, os resultados são bons, o modelo está respondendo. Mas se tiver um modelo melhor nada impede que se avance para ele”, observou.

O presidente da ACIC, César Smielevski, avaliou que o evento foi muito positivo pelo resultado obtido tanto pela presença política, como empresarial, e que a partir de agora passa a ser monitorada para que os pleitos sejam efetivados. Em sua fala na abertura do evento, o presidente destacou que, além do modal portuário, especificamente tratado no evento, as demais obras são fundamentais para o escoamento e chegada de cargas ao porto.

O Porto de Imbituba movimenta quatro mil contêiners por mês e 382 mil toneladas de cargas em 2014. O porto passa pela dragagem do seu calado, com prazo para término até o fim deste ano. Conforme dados da gestão do porto, o canal de acesso ficará com 17 metros, a bacia de evolução e os berços de atracação com 15 metros de profundidade. Os serviços foram licitados e contratados pela Secretaria de Portos da Presidência da República e custarão R$ 35 milhões, contando ainda com mais 20% de recursos da SCPar Porto de Imbituba.

http://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/imbituba/associacoes-empresarias-cobram-mais-investimentos-no-porto-de-imbituba-82379

Nenhum comentário: