LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Programa Brazilian Footwear abre as portas do mercado russo a empresas calçadistas brasileiras


Programa Brazilian Footwear abre as portas do mercado russo a empresas calçadistas brasileiras




Novo Hamburgo – A missão comercial que levou onze empresas brasileiras de calçados a Moscou foi encerrada na última quinta-feira (11) e como resultados, destacam-se a abertura de novos contatos, a boa receptividade russa para o produto brasileiro e a força do conjunto, que representou a diversidade da indústria calçadista do Brasil. A missão foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A programação contou com um Seminário preparatório, com palestras sobre variados assuntos como a situação econômica atual da Rússia, hábitos de consumo local, oportunidades para o calçado brasileiro, formatos de negócios, certificação e comunicação. Na sequência, o grupo realizou visitas guiadas ao mercado, a fim de entender quais os pontos de venda mais adequados para o posicionamento de cada uma das marcas. A Missão seguiu com três dias de showroom, com visitas agendadas com clientes previamente selecionados para cada segmento.

O Brazilian Footwear promoveu ainda uma ação de relacionamento com imprensa e compradores locais. O evento aconteceu na residência oficial da Embaixada brasileira em Moscou e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. “Entendemos que esses momentos permitem uma aproximação mais efetiva com os clientes e com a mídia setorial especializada, que acontece em função do ambiente mais leve e descontraído”, avalia Roberta Ramos, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados.

Durante o showroom, passaram pelo Crowne Plaza aproximadamente 30 empresas, entre distribuidores e lojistas interessados em realizar negócios com o Brasil. O número de visitantes, apesar de baixo em comparação a uma feira, justificou-se pelo interesse em viabilizar negócios. “Qualidade é muito melhor do que quantidade. Trabalhei o tempo todo. Foram contatos muito interessantes”, comenta Jefferson Berz, coordenador de exportação da Grendene, que levou a marca Zaxy ao mercado.

Rodrigo Matos, representante da Beira Rio, concorda. “O evento superou minhas expectativas. Conseguimos tirar pedido, mesmo sabendo que o objetivo da Missão era apresentar o nosso negócio”, comemora. Ele avalia que todo o contexto foi importante para o sucesso dos negócios, desde o Seminário preparatório até as visitas ao mercado. “Outro aspecto fundamental foi a contratação da empresa de matchmaking (oferta x demanda), que fez uma seleção muito qualificada dos visitantes”, finaliza o representante.

A Werner foi outra marca que fez sucesso durante o evento. “Esperávamos introduzir a marca no mercado e identificamos oportunidades reais para isso. Este é um mercado muito grande e ocupamos um espaço ainda pequeno. Mesmo com a crise, percebemos um grande potencial no nosso produto”, declara Leonardo Sauter, representante de exportação da marca.

Para Letícia Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, o comprometimento das empresas com o mercado pode ser um indicador de que o calçado brasileiro terá uma inserção rápida na Rússia. “Percebemos que os empresários estão determinados a fazer algumas adaptações no produto para atender às necessidades ou preferências do consumidor local. Isso demonstra o real interesse dos empresários do calçado nesse mercado e mostra ainda toda a flexibilidade da nossa indústria”, aponta Letícia.

O grupo de empresas representou o segmento de calçados feminino através das marcas Dumond (Capodarte e Lilly’s Closet), Beira Rio (Moleca e Vizzano), Cristófoli, Werner e Itapuã. Representando o segmento masculino estavam Sapatoterapia e Democrata. No segmento adolescente Zaxy e Menina Rio. As empresas de infantil foram representadas pelas marcas Ortopé, Bibi e Molekinha. E finalmente, representando o segmento de sandálias, estava a Amazonas Sandals. Juntas, as empresas receberam 113 contatos, sendo 88 novos. Apesar do objetivo mais institucional, a Missão encerrou com resultado de US$ 147,5 mil em negócios realizados e expectativa de chegar a US$ 3,8 milhões.

Fonte: Abicalçados

http://comexdobrasil.com/programa-brazilian-footwear-abre-as-portas-do-mercado-russo-a-empresas-calcadistas-brasileiras/

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