LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Tutorial: Sistemas de agendamento dos Tecons do RJ



Tutorial: Sistemas de agendamento dos Tecons do RJ


O site da RioLand traz um tutorial muito interessante sobre o funcionamento e uso dos sistemas de agendamento de exportação e importação dos 03 Tecons do Rio de Janeiro. Entendemos ser muito importante para os exportadores e importadores o conhecimento sobre o funcionamento desses sistemas, de forma que possam cobrar de seus prestadores serviços e dos próprios terminais boas performances no ato da entrega e da retirada de suas cargas, principalmente, disponibilidades de janelas.

- Sistema Libra: http://www.rioland-log.com/Libra.php

- Sistema MultiRio: http://www.rioland-log.com/Multiterminais.php

- Sistema Sepetiba Tecon: http://www.rioland-log.com/Sepetibatecon.php

O sistema da Libra ainda é ruim e temos certeza que o terminal está fazendo um grande esforço para minimixar os impactos. A boa notícia é que, segundo o terminal, o sistema será mudado no segundo semestre de 2014, dentro do plano de investimentos, que conta ainda com expansão do cais, em estágio bem avançado, e aquisição de equipamentos. Com a melhora do sistema, o terminal ganhará muito no atendimento, vez que muitas demandas são decorrentes de agendamentos/janelas e financeiro.

O Sistema da MultiRio é excelente, funciona de forma leve e os problemas são extremamente pontuais. O terminal também está investindo na expansão da sua área e investindo em equipamentos. Já o Sepetiba Tecon iniciou o seu sistema de agendamento em 2014, sendo o marco oficial no mês de março. Toda implantação de sistema é complexa, as necessidades de melhorias e adaptações surgem durante o uso, porém, as pessoas têm elogiado muito o suporte dado pelo terminal. Assim como Libra e Multi, o terminal investiu na expansão da sua área e na aquisição de equipamentos.

As perspectivas dos três Tecons do Estado do Rio para 2014 são excelentes, bastando o governo Federal fazer a sua parte, dragando o porto do Rio. De nada adiantará os terminais investirem para ganhar competitividade e o Governo Federal não permitir que a concorrência flua com naturalidade. Os usuários precisam desfrutar de concorrência e esta não pode ser limitada pela falta de infraestrutura.

Por André de Seixas

Editor do Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

http://www.uprj.com.br/tutorial-sistemas-de-agendamentos-dos-tecons-do-rj.html

Nenhum comentário: