LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fiesc realiza evento em Jaraguá do Sul para tratar de comércio exterior


Fiesc realiza evento em Jaraguá do Sul para tratar de comércio exterior
Com foco nas pequenas empresas, Encomex oferece capacitação para a busca por novos mercados.





Pequenas e médias empresas que desejam vender para o mercado externo terão no próximo dia 5, em Jaraguá do Sul, a oportunidade de adquirir conhecimento na área. Neste dia serão realizadas oficinas temáticas, cursos e debates com especialistas e entidades que atuam no setor. As atividades integram a programação do Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), que inclui ainda reuniões de negócios entre empresas que já exportam e compradores internacionais.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) vai apresentar no evento os serviços oferecidos por meio de seu Programa Estratégico para Internacionalização da Indústria Catarinense. A iniciativa trabalha em cinco eixos: promoção comercial, atração de investimentos, fomento de parcerias, inteligência competitiva e capacitação e infraestrutura.

A Fiesc também irá expor seu sistema de Certificação de Origem Digital, que garante que determinado produto é catarinense, o que permite acesso a alguns mercados, e brasileiro, o que pode dar direito a benefícios tarifários em outros países.

"Percebemos, em nossas missões internacionais, várias oportunidades de negócios que poderiam ser aproveitadas por micro e pequenas empresas de Santa Catarina. Este evento é uma boa oportunidade de capacitação para ajudar esse segmento a ampliar sua participação nas exportações nacionais, a exemplo do que ocorre na Ásia e na Europa", afirma Célio Bayer, vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itapocu.

Também integram a programação, palestras sobre temas como financiamento à exportação, logística no Estado, certificação de origem e barreiras sanitárias. Já as reuniões entre exportadores e compradores irão abranger os setores de móveis, plásticos, têxtil e confecções.

O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.encomex.mdic.gov.br.

Programação
As inscrições para o Encomex Empresarial são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.encomex.mdic.gov.br. A abertura do evento será feita, às 9h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), localizado na Rua Octaviano Lombardi, n° 100, no Bairro Czerniewicz, com o painel O Brasil no Mercado Mundial, do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho. Em seguida serão apresentados casos de sucesso de empresas da região em suas estratégias de promoção comercial no exterior.

No início da tarde, a partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas com participação de especialistas do MDIC, e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Apex-Brasil; do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAI); e da Fiesc.

As oficinas abordarão os seguintes temas: competitividade das exportações, inovação nas exportações, ferramentas de apoio ao exportador brasileiro, drawback, mecanismos de financiamento ao comércio exterior, logística, o programa Exporta Fácil, barreiras técnicas e fitossanitárias, pesquisa de mercado, exportação de serviços, perfil exportador do estado de Santa Catarina, internacionalização de empresas catarinenses, entre outros. Além das palestras e oficinas, quem participar do Encomex Empresarial também terá acesso ao balcão de atendimento do MDIC - Despacho Executivo; aos estandes das instituições parceiras (atendimento ao empresário); e a um curso básico de exportação.

http://www.adjorisc.com.br/economia/fiesc-realiza-evento-em-jaragua-do-sul-para-tratar-de-comercio-exterior-1.1461376#.U4Ul4tJdWLc

Nenhum comentário: