LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Calado operacional do Porto de Santos é elevado para 12,7 metros


Calado operacional do Porto de Santos é elevado para 12,7 metros

A expectativa é que ele aumente ainda para 13,2 m, patamar que ocupava em janeiro deste ano.


Foto: Codesp/Divulgação


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estabeleceu, nessa terça-feira (20), o novo calado operacional a ser praticado no Porto de Santos em 12,7 metros para os trechos 1, 2 e 3. O trecho 4 permanece com calado operacional em 11,2 metros.

O calado foi autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo a partir da medição de profundidade das águas (batimetria) realizada em março deste ano. A Codesp efetuou obra de dragagem emergencial em fevereiro em pontos críticos do trecho 1 e utilizou uma sobra de contrato existente à época.

Em 21 de janeiro de 2014, o calado operacional desse trecho foi reduzido de 13,2 metros para 12,3 metros após identificação de pontos de assoreamento intenso no trecho 1. Devido à alteração no calado dessa área, os trechos 2 e 3 também tiveram suas profundidades reduzidas.

Nos meses de março e abril, foram efetuadas novas intervenções em toda a extensão dos trechos 1 e 4. As batimetrias já foram protocoladas no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) que, após avaliação, encaminhará a proposta para homologação da Capitania dos Portos.

A expectativa da Secretaria de Portos (SEP) e da Codesp é de que o calado operacional dos trechos 1, 2 e 3 seja restabelecido em 13,2 metros a partir dessa nova batimetria, mesmo patamar em que se encontrava em janeiro de 2014.

Com informações da SEP
Ana Rita Gondim
Agência CNT de Notícias

http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?noticia=calado-porto-santos-batimetria-profundidade-assoreamento-21052014

Nenhum comentário: