LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Exportações de couro: mudanças no panorama de mercados e crescimento de vendas de couro acabado




Exportações de couro: mudanças no panorama de mercados e crescimento de vendas de couro acabado


Está disponível para consulta no site do Centro das Indústrias de curtumes do Brasil (CICB) uma análise detalhada sobre as exportações brasileiras de couros e peles no mês de abril, com os números finais divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


No total, foram vendidos ao mercado internacional US$ 255,794 milhões em couros e peles neste mês, representando um crescimento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é um recorde para o período, que se junta a outro dado histórico: de janeiro a abril, o Brasil já soma mais de US$ 960 milhões em exportações de couros e peles, ou seja, 25,8% a mais do que no ano passado.

Analisados em detalhes, esses dados fornecem um panorama novo sobre o couro brasileiro no mercado externo, conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. O executivo destaca que as exportações de couros acabados e semi acabados cresceram, com forte incremento em número de peles e valores no mês de abril.

A Itália, segundo maior cliente do Brasil, frisa Bello, confirma uma queda das compras de couro das empresas brasileiras, o que pode ser creditado a fatores como a exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferência da União Europeia e a não renovação do Reintegra, o que diminui a competitividade do Brasil naquele país. No acumulado do ano, a Itália já comprou 15% a menos em volume de peles se comparado com 2013.

“Por outro lado, há um crescimento substancial das exportações em mercados como Coreia do Sul (que já registra crescimento de 90% em volume e 76% em valores no acumulado do ano) e Vietnã (com alta de 149% em volume e 89% em valores no acumulado do ano, em comparação com 2013)”, destaca Bello.

São Paulo e Rio Grande do Sul estão praticamente empatados na liderança dos maiores estados exportadores de couro em questão de valores, com o estado do Sudeste respondendo por 19,5% dos valores e o estado gaúcho com 19,3% do total. Em seguida, está Goiás, com 13,4%.

Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.

Informações: imprensa CICB / 51 93133649

http://www.segs.com.br/so-economia/158333--exportacoes-de-couro-mudancas-no-panorama-de-mercados-e-crescimento-de-vendas-de-couro-acabado.html

Nenhum comentário: