LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Trading propõe construir três novos berços no Porto de São Francisco do Sul



Trading propõe construir três novos berços no Porto de São Francisco do Sul

Escrito por Redação Portogente

publicado originalmente pelo jornal Valor Econômico


A trading japonesa Marubeni, que propôs em janeiro ao governo federal um projeto de expansão do terminal público do porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, voltou à prancheta e ampliou sua proposta. Inicialmente, a empresa planejava construir apenas um berço para aumentar a capacidade de embarque e desembarque de grãos no porto, onde opera desde 2011. Agora, decidiu incluir mais dois berços na proposta, para atender também à movimentação de fertilizantes e cargas gerais, não necessariamente separados um do outro. Estima-se que o novo projeto envolva investimentos de R$ 230 milhões.

O projeto foi apresentado ao ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antônio Henrique Silveira, em abril, e aguarda a abertura de licitação. O estudo de viabilidade técnica e econômica foi realizado a pedido do próprio ministro após a apresentação do projeto inicial de expansão, informa José Kfouri, CEO da Terlogs Terminal Marítimo, empresa do grupo japonês. "A solicitação foi para estudar a possibilidade de estender o berço atual de grãos para acrescentar um berço de carga geral. No estudo, vimos que daria para criar ainda um terceiro berço".

Depois de três meses do primeiro encontro com o ministro, a companhia doou o novo projeto à Secretaria dos Portos e passou a esperar os trâmites para concorrer à licitação e iniciar operações. Se aprovado, o projeto tende a fortalecer a posição da Marubeni no Brasil, onde a empresa é grande compradora de soja para exportação, e do próprio porto catarinense, hoje a quinta maior via de escoamento de grãos brasileiros para o exterior.

Atualmente, a trading só trabalha com milho e soja no porto, mas os dois novos berços podem permitir uma maior diversificação. Para viabilizar novos negócios, a trading já prospecta parceiros. "Vamos entrar agressivamente para compor a operação com, talvez, mais um operador", afirmou Kfouri. Segundo ele, a parceria poderá envolver uma empresa do segmento de fertilizantes ou de cargas gerais. Apenas o berço para carregamento de grãos, o "401", que já constava no primeiro projeto, poderá elevar a capacidade de embarque da trading japonesa para entre 6 milhões e 8 milhões de toneladas.

Em 2013, o grupo realizou embarques de 4 milhões de toneladas de soja e milho por São Francisco do Sul e alcançou o limite de utilização do terminal que opera. Como a Secretaria dos Portos não definiu o cronograma para a licitar as obras, Kfouri prefere não fazer prognósticos. Mas diz que, uma vez iniciadas as operações no novo berço graneleiro, será possível acrescentar 6 milhões de toneladas anuais aos volumes embarcados pela empresa "no curto ou médio prazo". O aumento do volume embarcado pelo porto catarinense não deverá representar, porém, um crescimento dos volumes embarcados pela Marubeni no Brasil.

A ideia é redirecionar cargas que a companhia exporta por outros portos brasileiros para o terminal em São Francisco do Sul, concentrando os embarques. A meta é dar eficiência à operação e reduzir os custos. Os navios que a Marubeni carrega pelo porto de Santa Catarina comportam hoje entre 40% e 50% de todo o volume de grãos que a trading vende para fora do Brasil. Com a extensão do berço "401", o terminal poderia absorver até 80% dos volumes negociados pela empresa no país. Dessa forma, a importância do porto de São Francisco do Sul para a trading ficaria muito maior do que ele representa para o agronegócio brasileiro.

De janeiro a abril deste ano, saíram pelo porto 2,3 milhões de toneladas de soja e milho, 10% de todo o volume embarcado nos portos do país no período. Segundo Kfouri, a malha ferroviária disponível também tende a beneficiar o crescimento da movimentação no porto catarinense.

http://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/sao-francisco-do-sul/trading-propoe-construir-tres-novos-bercos-no-porto-de-sao-francisco-do-sul-82088

Nenhum comentário: