LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 14 de maio de 2014

SEMANA DA INFRAESTRUTURA DA FIESP DISCUTE NÓ LOGÍSTICO BRASILEIRO E SEUS PREJUÍZOS


SEMANA DA INFRAESTRUTURA DA FIESP DISCUTE NÓ LOGÍSTICO BRASILEIRO E SEUS PREJUÍZOS

Com o objetivo de propor soluções e eliminar esse problema que há anos carece de planejamento, que afeta em cheio a competitividade do Brasil, a Semana de Infraestrutura (LETS), evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), discutirá o tema: “Caos Logístico e o Acesso ao Porto de Santos”. O encontro, que unifica os tradicionais eventos anuais da Fiesp sobre infraestrutura, ocorrerá de 19 a 22 de maio, das 8h30 às 18h30, no Hotel Unique, em São Paulo.

“O Porto de Santos tem papel relevante na movimentação de contêineres, granéis sólidos e líquidos, produtos químicos e agropecuários. Responsável por mais de 25% da movimentação total da balança comercial brasileira, é o mais importante do país. Apesar da sua relevância, o crescimento do porto não foi acompanhado pela ampliação das vias de acesso, fato constatado pelos constantes congestionamentos nas rodovias de acesso ao porto no último ano, principalmente no período de escoamento da safra agrícola”, afirma Carlos Cavalcanti, diretor-titular do Departamento de Infraestrutura da Fiesp.

O diretor defende uma novo modelo de transportes para o país. “O Brasil precisa modificar sua matriz de transportes. Há décadas estamos estagnados na construção de terminais portuários e berços de atracação de navios. O país não pode mais conviver com a falta de planejamento. Precisamos de portos, ferrovias, rodovias que se integrem, que sejam de fato eficientes e que contribuam para o crescimento do país”, argumenta.

Um estudo realizado pelo Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária da Universidade de São Paulo (USP), sobre o futuro do Porto de Santos, mostra que em 2024 a previsão é que se movimente 195 milhões de toneladas, podendo chegar a 229,7 milhões em uma previsão otimista. Daqui a 11 anos, seria fundamental que a participação das ferrovias no transporte das cargas chegasse a 61%, contra os atuais 15%. O modal ferroviário, que seria uma alternativa, ainda é insuficiente. “No transporte ferroviário, a ampliação do acesso ao porto de Santos, o Ferroanel, que é um projeto feito na década de 50 e que liga o norte ao sul do País, e o trem bala, não saem do papel”, critica Cavalcanti.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Portos (SEP), Ministérios dos Transportes e Agricultura e Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) aplicou medidas no Porto de Santos com o objetivo de reduzir filas e evitar problemas durante o escoamento da safra agrícola. A principal delas é o agendamento da chegada de veículos, válida para todos os tipos de cargas. Já para os caminhões que estiverem transportando grãos, além do agendamento, será necessário passar por pátios reguladores, onde os veículos aguardarão a chamada para deslocamento até o terminal portuário para descarga. O descumprimento das regras implica em multas que podem variar de R$ 1 mil a R$ 20 mil.

Após dois meses, um balanço realizado Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que é responsável pela fiscalização, mostrou que cerca de 20% dos motoristas ainda não cumprem as medidas. A principal causa das notificações acontecem porque os motoristas chegam fora do horário, e outro motivo é interrupção das vias públicas que prejudica o porto e a cidade.

Isto retrata que o agendamento dos caminhões apenas transferiu o problema da fila nas estradas para os pátios. “Falta planejamento público estratégico mais efetivo. É impossível que o porto de Santos, o maior da América Latina, tenha sua estrutura dependente da questão rodoviária. É preciso modificar a matriz de transportes no Brasil. A China, por exemplo não tinha infraestrutura portuária há 20 anos. Hoje, dos 20 maiores portos do mundo, 13 são chineses. Isso prova que a China só cresceu na taxa de 12% porque seu planejamento público foi estratégico e focou na logística, principalmente nos portos”, conclui Cavalcanti.

Para mais informações sobre a Semana da Infraestrutura (LETS) acesse: www.fiesp.com.br/lets

Serviço
Semana da Infraestrutura (LETS)
9º Encontro de Logística e Transporte
15º Encontro de Energia
6º Encontro de Telecomunicações
4º Encontro de Saneamento Básico
Data e horário: De 19 a 22 de maio (segunda a quinta-feira), das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique – Av: Brigadeiro Luis Antônio, 4700 – Jd Paulista – São Paulo

Agência Indusnet Fiesp

http://www.exportnews.com.br/2014/05/semana-da-infraestrutura-da-fiesp-discute-no-logistico-brasileiro-e-seus-prejuizos/

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