LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Comércio de serviços no Brasil cresce duas vezes acima da média mundial


Comércio de serviços no Brasil cresce duas vezes acima da média mundial

São Paulo (29 de maio) - Definir uma agenda propositiva para exportação de serviços é o tema do 5º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv) que está sendo realizado hoje na sede da Fecomercio, em São Paulo.

Pela manhã, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, participou do "Painel Especial Sobre as Perspectivas das Exportações Brasileiras de Serviços sob a Ótica das Autoridades e das Lideranças Empresariais", e destacou o crescimento das exportações de serviços no Brasil. "O comércio de bens continua importante, mas o de serviços ganhou muita escala. A participação brasileira ainda é pequena, mas cresce duas vezes acima da taxa mundial", pontuou.

Em seguida, Borges falou sobre a importância do incentivo às exportações de serviços. "Hoje o déficit de serviços da economia brasileira é muito grande, da ordem de US$ 80 bilhões. É daí que atualmente vem o saldo negativo em conta corrente do balanço de pagamentos. Uma forma de diminuir esta diferença é a presença brasileira no exterior. Toda discussão que envolve esses investimentos brasileiros em outros países é substantiva", ressaltou o ministro.

Ele citou como exemplo a experiência do setor de construção civil. "O Brasil é um dos países mais competitivos nesta área no mundo. Temos que pensar de forma pragmática e racional. Se não há política de financiamento dos investimentos brasileiros no exterior, não há exportação de serviços", reforçou. "Vamos ampliar a escala e dar volume para que os sistemas de garantia sejam mais sólidos", analisou.


Instrumentos de financiamento

Durante a abertura do evento o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, lembrou que, das 22 mil empresas já registradas no Siscoserv, apenas mil utilizam algum instrumento de financiamento às exportações. Também participaram do painel o presidente da AEB, José Augusto de Castro, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Eduardo Melin Carvalho e Silva.

À tarde, estão programados outros quatro painéis sobre avanços e aprendizados na internacionalização do setor de serviços; iniciativas para alavancagem da exportação de serviços; perspectivas de comércio de serviços no Legislativo e um último painel para apresentar as primeiras estatísticas do Siscoserv.

O Enaserv é realizado pela Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja mais fotos: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/evento.php?area=1&evento=427

Confira a programação no site: http://www.enaserv.com.br/2014/caderno.asp?id=3

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://paginas.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=4&noticia=13216

Nenhum comentário: