LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Santa Catarina discute gargalos em obras rodoviárias


Santa Catarina discute gargalos em obras rodoviárias

Escrito por Redação Portogente

Um novo gargalo na BR 101 Sul pode ficar evidente no próximo ano. Além dos trechos do Morro dos Cavalos (em Palhoça) e na Ponte de Cabeçudas (em Laguna), os motoristas poderão enfrentar filas na travessia do Rio Tubarão. É que a antiga ponte, de 340 metros, tem sua estrutura comprometida e precisará ser demolida. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) já contratou empreiteira para reconstruir a estrutura, mas não autorizou o início do serviço. Como esta obra tem duração prevista de 360 dias, há o risco do túnel de Tubarão ficar pronto, em maio de 2015, e a reconstrução da ponte formar um novo gargalo na região.

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O cenário tenebroso foi revelado nesta segunda-feira (12/5), em apresentação feita pelo superintendente do órgão em Santa Catarina, Vissilar Pretto, em evento na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O presidente da entidade, Glauco José Côrte, destacou que já há um consenso entre empresários e parlamentares quanto aos principais problemas e deficiências da infraestrutura no Estado.

A precariedade da Ponte em Tubarão já havia sido destacada pela federação, em 2009, quando a entidade apresentou o primeiro relatório de acompanhamento da duplicação da BR 101 Sul. O estudo já apontava que a ponte não constava nos contratos e licitações originais da duplicação. Localizada na saída do Túnel do Morro do Formigão (já perfurado), a ponte foi licitada e a empresa contratada, com prazo de execução de 360 dias. Segundo o superintendente do órgão federal, a ordem de serviço depende de depósito de seguro de risco de engenharia. "O túnel ficará pronto, mas se alguém passar por ele, cairá dentro do rio", ironizou o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli. Para o coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Esperidião Amin, trata-se de um problema de gestão. "Este parece ser o gargalo planejado", afirmou, citando também os atrasos na duplicação das BRs 280 e 480. "Agora cabe duplicar a pressão, já que não dá para duplicar as estradas", afirmou.

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