LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pescadores e indústrias planejam fechamento do Porto de Itajaí para exigir rótulos de pescados



Pescadores e indústrias planejam fechamento do Porto de Itajaí para exigir rótulos de pescados

O bloqueio da barra do Porto de Itajaí, por tempo indeterminado, é uma das estratégias planejadas por representantes de armadores, indústria e trabalhadores da pesca no Litoral Norte de Santa Catarina. Programado em conjunto pelos três sindicatos do setor, o locaute é resposta ao cancelamento de rótulos de produtos de origem animal derivados do mar, pela Dipes (Divisão de Vigilância de Pescados) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Protesto semelhante está previsto para o porto pesqueiro de Laguna, Sul do Estado. O prejuízo com o cancelamento da rotulagem de pescados em Santa Catarina causa prejuízos de cerca de R$ 100 milhões, conforme cálculos do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região). O setor emprega 60 mil pessoas, direta e indiretamente.

Detalhes da greve no mar foram discutidos nesta quinta-feira, em reunião extraordinária entre o vice-presidente do Sindipi, Fernando Pinto das Neves; o presidente do Sitipi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Pesca de Itajaí), Jutacy Leite; e o presidente do Sitrapesca (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina), Manoel Xavier de Maria.

Os três setores reivindicam a imediata normalização das atividades de processamento do pescado nacional nas indústrias catarinenses. Em Itajaí, indústrias e pescadores decidiram esperar somente até o início da próxima semana pelas negociações entre os ministérios da Pesca e da Agricultura. “Vamos dar mais um voto de confiança aos esforços do ministro Eduardo Lopes [da Pesca], para resolver as restrições à produção”, diz Neves.

fonte: Ric Mais
http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/24237-pescadores-e-industrias-planejam-fechamento-do-porto-de-itajai-para-exigir-rotulos-de-pescados?utm_source=newsletter_5848&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: