LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Exportações de produtos madeireiros continuam menores


Exportações de produtos madeireiros continuam menores
O declínio nas vendas para o mercado internacional é resultado da diminuição de matéria-prima

Da Assessoria/Cipem

O ano de 2014 avança e as exportações de produtos madeireiros e moveleiros de Mato Grosso continuam decrescentes em comparação com os valores de 2013. No primeiro quadrimestre deste ano, foram embarcadas 37,514 mil toneladas de produtos pelas indústrias madeireiras e moveleiras do Estado, suficientes para gerar receita comercial de US$ 28,582 milhões, conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Comparado com os números registrados para o primeiro quadrimestre, houve recuo de 22,62% no volume físico embarcado e de 9,82% no saldo comercial. Em 2013, de janeiro a abril, foram embarcadas 29,025 mil toneladas de produtos que resultaram no montante de US$ 28,582 milhões.

O declínio nas vendas para o mercado internacional é resultado da diminuição de matéria-prima, causada pelos atrasos na retirada de madeira dos projetos de manejo florestal sustentável. Com as chuvas se alongando até este mês, muitos empresários não conseguiram explorar as áreas autorizadas, observa a superintendente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Sílvia Fernandes.

Outra situação que interfere na comercialização é a vigência da Instrução Normativa (IN 21), do Ibama, acrescenta a superintendente. A normativa gera conflitos entre os controles de fiscalização do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) e do Documento de Origem Florestal (DOF). O conflito no controle e na fiscalização do trânsito dos produtos acaba resultando em apreensões e retenção de contêineres nos portos.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=198274

Nenhum comentário: