LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Empresários participarão de rodadas de negócios em Jaraguá do Sul-SC


Empresários participarão de rodadas de negócios em Jaraguá do Sul-SC

Brasília  – Durante o Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), no dia 5 de junho, em Jaraguá do Sul-SC, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) irão promover duas ações do Projeto Brasil Trade.

Pelo Projeto Comprador, empresários brasileiros exportadores poderão se reunir com compradores internacionais dos setores de móveis, plásticos, têxtil e de confecções. Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário disponível pelo link.

Outra atividade prevista no evento é a Oficina de Negócios Brasil Trade, em que empresas comerciais exportadoras e empresas não exportadoras ou iniciantes irão se reunir para estabelecer estratégias de negócios para conquistar mercados internacionais.

Os interessados em participar da Oficina de Negócios Brasil Trade como empresa fabricante devem se inscrever diretamente no site da Apex-Brasil no link. Já as empresas comerciais exportadoras devem se inscrever no endereço.

É importante ressaltar que as inscrições para essas atividades devem atingir um quórum mínimo até o dia 22 de maio para o agendamento das rodadas de negócios, com a vinda de compradores internacionais e das empresas comerciais exportadoras até o local do evento.

Programação

As inscrições para o Encomex Empresarial são gratuitas e podem ser feita pelo site:www.encomex.mdic.gov.br. A abertura do evento será feita, às 9h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), localizado na Rua Octaviano Lombardi, n° 100, no Bairro Czerniewicz, com o painel “O Brasil no Mercado Mundial”, do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho. Em seguida serão apresentados casos de sucesso de empresas da região em suas estratégias de promoção comercial no exterior.

No início da tarde, a partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas com participação de especialistas do MDIC, e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Apex-Brasil; do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai); e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

As oficinas abordarão os seguintes temas: competitividade das exportações, inovação nas exportações, ferramentas de apoio ao exportador brasileiro, drawback, mecanismos de financiamento ao comércio exterior, logística, o programa Exporta Fácil, barreiras técnicas e fitossanitárias, pesquisa de mercado, exportação de serviços, perfil exportador do estado de Santa Catarina, internacionalização de empresas catarinenses, entre outros. Além das palestras e oficinas, quem participar do Encomex Empresarial também terá acesso ao balcão de atendimento do MDIC – Despacho Executivo; aos estandes das instituições parceiras (atendimento ao empresário); e a um curso básico de exportação.


O que é o Encomex

O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, de entidades de classe, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=13186

Nenhum comentário: