LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PORTOS E LOGISTICA

PORTO SECO DE UBERABA REGISTRA AUMENTO DE IMPORTAÇÃO
O Porto Seco de Uberaba, em Minas Gerais, registrou aumento nas operações de importações no início deste ano. Em janeiro, foram 188 compras, 74 a mais que o total registrado no mesmo mês de 2009.
Segundo a supervisora da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), Marcia Moreno, foram movimentados US$ 21.397.000 com as importações do primeiro mês deste ano. Já o volume financeiro gerado no ano passado foi de US$ 27.110.000.
Conforme os dados oficiais da Eadi referentes ao balanço de janeiro de 2010, foram promovidas quatro exportações e um total de US$ 118 mil. Em 2009 foram 14 exportações e montante de US$ 3.307.000.
Para Márcia, a queda da cotação do dólar foi decisiva nesta oscilação negativa da quantidade de vendas externas. Enquanto nos últimos dias do primeiro mês do ano passado o dólar valia cerca de R$ 2,30, no fim de janeiro deste ano a moeda americana estava avaliada em cerca de R$ 1,70.
A supervisora da Eadi informa que o setor responsável pelo maior volume de importações janeiro foi o de eletroeletrônicos. Já o que mais exportou foi o de cosméticos.
A Tribuna



PORTO DO RECIFE QUER REDUZIR TAXA
Vislumbrando um maior nível de competitividade, o Porto do Recife tem um desafio a vencer já no início deste ano.
Com a finalidade de aumentar o número de mercadorias importadas, inclusive as que estão guardadas em contêineres, a diretoria Comercial pedirá autorização ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) para adequar o valor da tarifa de armazenagem alfandegária.
Mesmo sendo opcional, ela acaba custando caro às empresas que têm interesse em usar a zona portuária. “Somos um porto público, mas que temos como concorrentes operadores privados alocados em Pernambuco, que são o TeconSuape (Terminal de Contêineres), Suata e Eadi”, ressaltou o diretor de Relações Comerciais do Porto do Recife, Alfredo Menezes.
De acordo com Menezes, o diferencial para os operadores privados é que eles podem fazer ajustes por conta própria na tarifa de armazenagem alfandegária.
Porém, um porto público depende do aval de órgãos de fiscalização de contas, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que poderia considerar irregular esse tipo de modificação.
“O que acontece é que há uma empresa chinesa que está mandando um navio lá da China com equipamentos de grande porte, como guindaste, carregadeira, motoniveladora. Os equipamentos devem chegar aqui no dia oito (próxima segunda-feira) e estou muito receoso de perder esse navio (para outro porto)”, desabafou Alfredo Menezes, referindo-se justamente à tarifa de armazenagem.
Agora, portanto, a correria é no sentido de conseguir uma posição favorável do CAP num prazo relâmpago. Hoje, a tarifa que incide sobre os equipamentos atinge os 0,57%. Segundo a direção do Porto, para tornar-se competitiva, ela deve estar alcançando os 0,28%.
A diferença no valor cobrado iria ser feita em cima do uso sobre os pátios descobertos. “Atualmente, tanto para fazer a armazenagem coberta, como para fazer a armazenagem descoberta, cobramos o mesmo valor”, relatou o gerente de Negócios, Carlos do Rego Vilar.
Portos e Navios



LOS ANGELES LIDERA IMPORTAÇÃO DE CONTÊINERES NOS ESTADOS UNIDOS
O Porto de Los Angeles, na Califórnia, liderou o ranking de portos norte-americanos em importações no ano passado. A informação integra o relatório que a empresa Zepol Corporation publicou nesta quarta-feira, com os 50 maiores portos dos Estados Unidos para importação de contêineres.
Los Angeles conquistou o posto devido a sua movimentação de 3.791.071 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2009, embora tenha apresentado uma variação de -14.69% em comparação a 2008, quando o complexo registrou 4.443.987 milhões.
Em segundo lugar, também da Califórnia, Long Beach movimentou no último ano 2.932.514 milhões, seguido pelo Porto de Seattle, em Washington, que teve uma movimentação de 1.598.069 milhões de TEUs.
A lista dos 50 melhores segue ainda com Newark, em Nova Jersey, no quarto lugar, com uma movimentação de 1.562.014 milhões de TEUs, seguido por Houston, no Texas, com 1.130.941 e Savannah, na Georgia, com 1.096.042 milhões. Abaixo de um milhão ficaram os portos de New York (NY), com 876.386 milhões, Tacoma (WA) com 784.255 milhões e Oakland (CA) e Norfolk, em Virginia, com 755.791 e 720.603 milhões de TEUs, respectivamente.
A movimentação dos outros 40 portos, está disponível aqui. O relatório completo pode ser baixado gratuitamente no site da empresa em http://www.zepol.com.
A Tribuna

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