LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Portos baianos batem recorde de movimentação de carga geral



Portos baianos batem recorde de movimentação de carga geral


O Complexo Portuário da Bahia fechou o primeiro semestre do ano com uma movimentação geral de cargas da ordem de 18,8 milhões de toneladas, a maior de todos os tempos para este período. Isoladamente, os portos públicos de Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), movimentaram cerca de 5,7 milhões de toneladas, 1 milhão a mais que nos seis primeiros meses de 2013.

Aratu-Candeias respondeu por 60% da movimentação registrada no semestre pelos portos públicos, com um aumento de 650 mil toneladas, em relação ao mesmo período do ano passado. Minérios de cobre e ferro, além dos granéis líquidos, sobretudo fertilizantes, se destacaram na pauta de produtos movimentados. Já o Porto de Salvador registrou um aumento de 15% em relação a 2013, movimentando 2 milhões de toneladas, reflexo do crescimento das operações de cargas conteinerizadas. Mas em termos percentuais, o melhor desempenho foi alcançado pelo Porto de Ilhéus, com um incremento de 50% em relação ao ano passado. A retomada das exportações de soja influenciou decisivamente para esse resultado.

Aliado aos portos públicos, a movimentação nos terminais de uso privado também apresentaram evolução, somando mais de 13 milhões de toneladas, com crescimento na ordem de 5% em relação ao primeiro semestre passado.

Na opinião do presidente da Codeba, o desempenho do Complexo Portuário poderia ter sido ainda mais positivo. A causa, segundo ele, é a crise econômica enfrentada por países com os quais a Bahia possui forte intercâmbio comercial, o que reduziu o volume de exportações. Em contrapartida, a “aposta da economia baiana na normalização do cenário econômico”, tem atraído mais investimentos para o Estado, ampliando as importações de máquinas, fertilizantes, minérios e derivados de petróleo.

“Além da ampliação do agronegócio, são novas unidades e complexos industriais, como o Estaleiro do Paraguaçu, impactando positivamente a nossa movimentação portuária”, destacou.

José Rebouças acredita que o segundo semestre deve manter a mesma tendência de crescimento da movimentação portuária, sinalizando para mais um possível recorde.

“O resultado neste primeiro semestre cria uma expectativa positiva em relação ao desempenho geral no final do ano, inclusive a possibilidade de estabelecermos novos recordes na movimentação de carga”, ressaltou o presidente da Codeba.

Fonte: SEP/PR

http://www.usuport.org.br/noticia.php?id=7182

Nenhum comentário: