LEGISLAÇÃO

terça-feira, 15 de julho de 2014

Brasil deve se preparar para se beneficiar de mudanças na economia chinesa



Brasil deve se preparar para se beneficiar de mudanças na economia chinesa


Brasília
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Relatório do Banco Mundial (Bird), divulgado hoje (14), mostra que o Brasil precisa se preparar muito para conseguir se beneficiar do desenvolvimento chinês. Segundo o conselheiro econômico do Bird, Jorge Araújo, com a caminhada da China para a elevação do nível de sofisticação das suas exportações, pode haver uma demanda por bens de consumo mais tecnológicos e por serviços.


Segundo o relatório Implicações de uma China em Transformação: Oportunidades para o Brasil?, apesar de a China estar diminuindo as taxas de crescimento e seguindo para um desenvolvimento equilibrado, vai continuar sendo um território com boas oportunidades. “O que quisemos apontar neste relatório é que para o Brasil aproveitar o momento da China vai ter que fazer o dever de casa. Do jeito que o Brasil anda, teria problemas para penetrar nesse mercado”, explicou Araújo.


Questões de logística, transporte e política tributária, qualidade de prestação de alguns serviços, estão entre os entraves brasileiros. Além disso, segundo Araújo, o Brasil está sofrendo uma tendência ao investimento de recursos em setores de serviço de baixa produtividade.


O documento ressalta ainda que a procura chinesa por produtos agrícolas e alimentares pode crescer de 11% a 13% até 2030. Com relação ao setor de manufaturas, no qual o Brasil e a China concorrem, o impacto na economia brasileira vai depender da adaptação do mercado brasileiro à concorrência de alto nível dos chineses.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-07/brasil-precisa-se-preparar-para-se-beneficiar-de-mudancas-na-economia





Nenhum comentário: