LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Greve de funcionários da Infraero provoca grandes filas no aeroporto de Salvador


Greve de funcionários da Infraero provoca grandes filas no aeroporto de Salvador


Os funcionários que atuam no raio-x e na revista de passageiros trabalham em capacidade reduzida durante o estado de greve

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
c c e

Uma operação padrão dos funcionários terceirizados da Infraero causa transtornos no embarque de passageiros no aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A categoria está em greve desde o dia 26 de julho, alegando atrasos nos pagamentos dos salários, férias, ticket-alimentação, transporte e do 13º salário desde dezembro de 2013. Os funcionários que atuam no raio-x e na revista de passageiros trabalham em capacidade reduzida até o fim da paralisação, que ainda não tem previsão de ser encerrada.




Por conta da paralisação, as filas para o embarque de passageiros são grandes desde o sábado (26). A categoria tem os salários pagos pela empresa Aero Park Serviços, que opera no aeroporto de Salvador com uma concessão da Infraero. Segundo os funcionários, eles já vinham tentando negociar com a empresa, mas que não havia avanços.

"A empresa vem em atraso desde dezembro. Chegou no extremo de que, hoje, eles ainda não pagaram o ticket-alimentação do mês de julho, e não sabem se vão pagar o vale-transporte e o salário do mês que vem", relata um funcionária da Aero Park que preferiu não se identificar. "Para a gente, eles disseram que não tinham como pagar porque a Infraero está devendo dinheiro para a empresa, e o que eles estão fazendo é tentar remediar a situação".

Uma reunião entre a categoria e a Infraero está sendo marcada para acontecer ainda nesta terça-feira (29). Durante uma assembleia no sábado (26), os trabalhadores do raio-x e revista do aeroporto tinham decidido por um prazo de 24 horas para a regularização dos valores atrasados. O prazo venceu ao meio-dia de hoje, e não houve pagamento.

"Eles [a Infraero] querem um prazo maior, mas a gente não quer mais - tem gente que recebe o transporte com 15 dias de atraso e paga para vir ao trabalho do próprio bolso durante este período. Estamos cumprindo nosso papel de aparecer no local de trabalho, mas eles não estão nos dando condições. Mas a empresa disse que só vai quitar a dívida quando a Infraero pagar", comenta a funcionária da Aero Park.


Por conta da paralisação, as filas
para o embarque de passageiros
são grandes desde o sábado (26)(Foto: Acervo Pessoal/Leitor do Correio24horas)


Passageiros reclamam e Infraero diz ter plano de contigência

Ainda de acordo com a categoria, além de cerca dos 200 funcionários do raio-x e revista, a terceirizada também opera com uma concessão para a área de carga e descarga no aeroporto. Apesar de não participarem da greve, eles enviaram um representante para participar das negociações, já que também estão reivindicando o pagamento dos salários atrasados.

Uma passageira que viajou na segunda-feira (28) reclamou das filas e o longo tempo de espera no local antes do embarque. "Viajei ontem, no início da operação padrão deles. Vi as filas quilométricas e perguntei ao pessoal que trabalha lá o que estava acontecendo", relatou a passageira, que preferiu não se identificar, para o Correio24horas. "Eles me contaram que estão reivindicando os benefícios e retroativo de salários que não foram pagos ainda. Eles disse que essa operação padrão é para ver se sensibiliza a Infraero e a empresa terceirizada".

"É muita fila, os passageiros estão reclamando muito. Acho um absurdo isso. O cliente paga uma tarifa cara para a Infraero e ainda tem de pegar filas longas, sair correndo pelos corredores... Eles estão certos em reivindicar os direitos deles, mas a Infraero tem que fazer alguma coisa", conclui a passageira.

A empresa Aero Park foi procurada pelo Correio24horas, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto. Já a Infraero disse que está ciente da situação, mas que ainda não foi notificada oficialmente pelo sindicato da categoria. Eles ainda informaram que um grupo de 8 funcionários da própria Infraero foi enviado para operar nos canais de inspeção dos passageiros com o objetivo de garantir a fluidez no atendimento.

Ainda segundo a empresa, não houve registro de atrasos ou cancelamento dos voos por conta da paralisação dos funcionários de raio-x e inspeção. A Infraero também garantiu que já tem um plano de contingência preparado para operar no lugar dos empregados da Aero Park.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/greve-de-funcionarios-da-infraero-provoca-grandes-filas-no-aeroporto-de-salvador/?cHash=c637731bef50b41e52ca5645480910f9

Nenhum comentário: