LEGISLAÇÃO

terça-feira, 29 de julho de 2014

Com exportações em queda, o Brasil vê aumentar a dependência da China no comércio exterior


Com exportações em queda, o Brasil vê aumentar a dependência da China no comércio exterior


Da Redação

Brasília - O Brasil é o país cada vez mais dependente da China em seu comércio internacional. De janeiro a junho, a China foi o país de destino de 21% de todas as exportações feitas pelo país.E para reforçar esta dependência, nos primeiros seis meses do ano, o Brasil reduziu suas vendas em cinco dos seus principais parceiros comerciais no exterior.

Fora da lista dos dez primeiros, também foram registradas reduções nas vendas para outros parceiros importantes, Isso mostra que a redução não se restringe a dez parceiros no país, espalhando-se sobre numerosos outros importadores de produtos brasileiros em todo o mundo.

A balança comercial brasileira encerrou o primeiro semestre com um déficit de EUA $ 2,5 bilhões. Para este resultado contribuiu muito para baixo de 20% as exportações para a Argentina, terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China e os EUA.

Quedas significativas também foram registradas nas vendas para Países Baixos (-2,4%), Alemanha (-0,5%) e Itália (-1,89%). Quedas significativas também foram registradas nas exportações para a Coreia do Sul (-23%), Espanha (-1,6%) e México (-7,79%)

No período, as exportações para a China cresceram 4% ning mas isso não foi o suficiente para dar mais equilíbrio para o déficit da balança comercial brasileira ea seguinte desequiíbrio não é apenas devido à maior plataforma de exportação da Petrobras, no valor de mais de EUA $ 600 milhões.

E o défice não é maior também pelo fato de que as importações também caíram devido ao consumo doméstico mais fraco e menor investimento no Brasil. Assim, as compras de bens de capital caíram 5,85%, os bens de consumo foram mais baixos das importações de matérias-primas diminuiu 1,8% nos primeiros seis meses do ano, de 1% s.

http://comexdobrasil.com/com-exportacoes-em-queda-brasil-ve-aumentar-a-dependencia-da-china-no-comercio-exterior/?lang=en

Nenhum comentário: