LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TCP


Terminal de Contêineres de Paranaguá ganha produtividade e adiciona nova linha

O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil – receberá uma nova linha de serviços de cabotagem, ampliando sua abrangência no Mercosul. O novo serviço, que será operado pela Aliança, empresa do grupo Hamburg Sud, tem como foco a Argentina (portos de Buenos Aires e Zarate) e o Uruguai (Montivideo).

De acordo com Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente do Terminal, a nova linha oferece mais uma alternativa para importadores e transportadores que utilizam o Porto de Paranaguá como base para o comércio internacional. “Estamos continuamente ampliando nossos serviços, reforçando a posicionamento de Paranaguá como principal hub do Sul do Brasil para o trade internacional”.

Moraes e Silva destaca que o incremento das rotas e serviços também está relacionado ao expressivo ganho de produtividade que o Terminal vem obtendo desde o início de 2012. Em setembro o TCP bateu mais um recorde de produtividade, atingindo 74 mph (movimentos por hora, o que representa um desempenho 150% superior ao obtido no primeiro semestre do ano passado, quando a média foi de 30 mph. “A produtividade do TCP vem crescendo de forma consistente mês a mês, proporcionando custos menores para armadores, importadores e exportadores, além gerar mais espaço no pátio e no cais para ampliar os serviços”.

O diretor do TCP destaca, ainda, que o ganho de produtividade é resultado nos grandes investimentos que o Terminal vem fazendo em novos equipamentos, além do programas de RH bem estruturados. “O TCP vem implantando um projeto de ampliação e modernização que envolve todas as suas áreas e que o tornará um dos mais modernos terminais de contêineres da América Latina”, diz, lembrando o recente início das obras de extensão do cais leste de Paranaguá, que ampliará a capacidade do Terminal dos atuais 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,5 milhão de TEUs/ano até o final de 2013, permitindo o recebimento de navios ainda maiores e mais largos, de acordo com novas tendências do trade internacional.

Sobre o TCP
O TCP é o 3º maior terminal portuário de contêineres do Brasil, e, desde 1998, opera sob regime de concessão no Porto de Paranaguá. Com capacidade atual de aproximadamente 1,2 milhão de TEUs por ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o TCP ampliará sua capacidade de movimentação para 1,5 milhão de TEUs/ano após a construção de seu 3º berço de atracação, que deve ser concluído em
2013.

O TCP tem como acionistas o fundo de private equity Advent International, a Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda., Group Maritim TCB S.L. e Galigrain S.A.
Fonte:Paranashop
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/19894-terminal-de-conteineres-de-paranagua-ganha-produtividade-e-adiciona-nova-linha

Nenhum comentário: