LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

China - Exportações




MDIC avalia com setor produtivo potencial de crescimento das exportações para China

MDIC avalia com setor produtivo potencial de crescimento das exportações para China
Brasília – A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, esteve reunida ontem, em São Paulo, com representantes do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e avaliou as oportunidades de ampliar as exportações brasileiras para esse mercado. Recentemente, a China demonstrou interesse em adquirir mais produtos do mercado internacional, com potencial para crescimento das vendas brasileiras de milho, açúcar, algodão e máquinas e equipamentos, entre outros bens. 
A secretária ainda destacou o fato de que, mesmo em um ano difícil para o comércio exterior, as vendas de produtos manufaturados brasileiros tiveram crescimento expressivo para a China. “É interessante notar que as exportações desses produtos de maior valo agregado para a China apresentam aumento de 25% nesse ano”, informou Tatiana. 
O encontro com os representes do CEBC serviu ainda para discutir a agenda da Subcomissão Econômico-Comercial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) entre as autoridades dos governos brasileiro e chinês, que acontecerá na segunda quinzena de novembro, em Pequim.
Tatiana disse que existe potencial para aumentar as vendas brasileiras de carnes para o mercado chinês e que novamente levará a demanda do setor para que continuem sendo removidas barreiras que hoje impedem o crescimento dessas exportações. Da parte dos empresários, a secretária recebeu a avaliação de que é preciso reforçar as parceiras entre empresas brasileiras e chinesas para possibilitar um maior ganho de mercado.
Os representantes do CEBC informaram também que estão organizando um levantamento detalhado sobre as barreiras comerciais que atualmente afetam os produtos brasileiros no mercado chinês e ainda uma análise de guias de investimentos da China para o setor produtivo nacional. Para a elaboração dos dois estudos, a secretária ofereceu apoio do MDIC.  
Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

Nenhum comentário: