LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Portos do Paraná fecham agosto com 32,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas



Portos do Paraná fecham agosto com 32,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas


Os portos do Paraná fecharam o mês de agosto com 32,2 milhões de toneladas movimentadas, no acumulado do ano. O volume é 5% superior ao movimentado no mesmo período de 2013. A exportação de granéis sólidos segue sendo um dos principais destaques.

Nestes oito meses, foram 13,2 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho exportados, 6,5% a mais que em 2013. Considerando os produtos de forma isolada, o grão de soja continua sendo o principal produto exportado, totalizando 7,2 milhões de toneladas no período. Este volume representa alta de 16% em relação à soja exportada no mesmo período de 2013.

Já o milho, no acumulado do ano, ainda aparece em queda em relação ao ano passado: foram 2,1 milhões de toneladas exportadas até agora contra 2,7 milhões em 2013. No entanto, considerando as exportações apenas no mês de agosto, foram 670 mil toneladas exportadas, quase três vezes mais do que foi exportado em agosto do ano passado.

?Houve um atraso no início da movimentação do milho, causada por diferentes fatores de mercado. Agora que já estamos finalizando as exportações da soja, os embarques de milho devem ganhar mais força. Apesar dos sinais negativos da economia brasileira e das dificuldades do setor industrial brasileiro, mantendo este ritmo de movimentação, os Portos do Paraná deverão, em 2014, romper a marca de 50 milhões de toneladas movimentadas?, explica Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Caminhões ? Seguindo a alta na movimentação de grãos, o número de caminhões que chegaram ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá também cresceu. Foram cerca de 275 mil caminhões de janeiro até agosto, acumulando alta de 2% em relação a 2013. Vale ressaltar que o uso correto do sistema Carga Online continua garantindo a chegada ordenada dos caminhões, com ausência de filas nas estradas e diminuição do tempo de espera para desembarques.

Equipamentos ? Paralelamente ao escoamento da safra de grãos, já estão sendo montados no Porto de Paranaguá dois dos quatro novos carregadores de navios que irão modernizar o Corredor de Exportação. O primeiro equipamento tem previsão de estar montado ainda este ano, em dezembro. O segundo, deve ficar pronto em fevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com dois novos shiploaders.

Nesta etapa da montagem, o berço ainda opera normalmente, com os equipamentos atuais (que serão desmontados). O equipamento do berço 212 tem previsão de estar pronto em abril do próximo ano. No berço 214, em junho. Desta forma, até meados de 2015, o projeto estará concluído e o Corredor de Exportação poderá operar com 30% a mais de velocidade.

Fonte:Assessoria de Comunicação - Appa

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/25994-portos-do-parana-fecham-agosto-com-32-2-milhoes-de-toneladas-de-cargas-movimentadas

Nenhum comentário: