LEGISLAÇÃO

terça-feira, 23 de setembro de 2014

LIGA ÁRABE ADOTA CERTIFICAÇÃO ONLINE DE EXPORTAÇÕES



LIGA ÁRABE ADOTA CERTIFICAÇÃO ONLINE DE EXPORTAÇÕES




A entidade aprovou projeto da Câmara Árabe Brasileira que vai agilizar e reduzir custos nos processos de vendas de produtos do Brasil aos países do Oriente Médio e Norte da África.


A Liga dos Estados Árabes aprovou projeto da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para implantação de um sistema online de certificação de origem e legalização de documentos de exportação. O objetivo é reduzir a burocracia, o tempo e os custos para os exportadores brasileiros, importadores árabes e consumidores finais. A adoção da solução é inovadora no setor de comércio exterior.

A aprovação da Liga é essencial, pois se trata da instituição multilateral que credencia a Câmara Árabe como única entidade no Brasil autorizada a certificar as exportações às nações árabes. A informação é do diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que representou a entidade em audiência com o secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos da Liga, Mohammed Al-Tuwaijri, no Cairo (Egito).


“Um dos pontos considerados de suma importância para a Liga é ter a possibilidade de acessar eletronicamente e obter os relatórios de exportações e importações por país online. Isso ajudaria a preparação dos relatórios da liga para os países, que terá acesso via senha ao website da certificação e da legalização”, acrescentou Alaby.



AGRONEGÓCIO

De acordo com o executivo, a proposta tem apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), entidade de empresas de carne bovina e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne produtores e exportadores de frango, bem como da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que lida com certificação halal, selo de garantia de que as mercadorias exportadas são produzidas de acordo com as tradições islâmicas.

O projeto foi apresentado por Alaby e pelo gerente de Relações Governamentais da Câmara, Tamer Mansour a Tuwaijri e outros representantes da Liga, inclusive o responsável pela área de tecnologia, Ramy Abdallah. De acordo com o diretor-geral, o sistema irá envolver a certificação de origem e de documentos feita pela Câmara Árabe e a legalização realizada nas representações diplomáticas de países árabes no Brasil.

“O relatório gerado poderá, inclusive, ser consultado pelas alfândegas dos países árabes para o controle de preços e quantidades importadas, isto representará que os importadores estarão obrigados no futuro a exigirem a certificação do país exportador”, explicou o diretor-geral da Câmara Árabe.

A expectativa é implantar o procedimento eletrônico até março de 2015. Antes, porém, Alaby vai apresentar o projeto a entidades que oferecem os mesmos serviços em outros países na próxima reunião da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, em setembro, no Sudão.


Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

Fonte: www.anba.com.br

http://www.exportnews.com.br/2014/09/liga-arabe-adota-certificacao-online-de-exportacoes/

Nenhum comentário: