LEGISLAÇÃO

terça-feira, 30 de setembro de 2014

EXPORTAÇÕES


CUSTO ELEVADO DE SERVIÇOS AFETA EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA



Serviços correspondem a 64,5% do valor adicionado da nossa indústria. No entanto, baixa qualidade gera impedimentos à competitividade externa

O alto custo e a baixa qualidade dos serviços têm retirado a competitividade internacional das indústrias brasileiras, prejudicando, dessa forma, as exportações de produtos com maior valor agregado.

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenado pelo economista e professor da Universidade de Brasília (UNB), Jorge Arbache, mostra que, assim como em economias mais avançadas, os serviços já compõem grande parte do valor adicionado da indústria brasileira. Essa contribuição já alcança no País 64,5% na indústria manufatureira.

“Essa alta porcentagem de participação dos serviços no valor adicionado da indústria nos deixou surpresos. Porque, se esse número é semelhante ao dos países desenvolvidos como os da Alemanha e dos EUA, porque então nossos produtos não teriam a mesma competitividade que os deles?”, questiona o economista da UNB.



A resposta veio na desagregação do número. O economista explica que foi constatado que os serviços que de fato agregam valor aos produtos compõem muito pouco o valor adicionado dos mesmos. Esses serviços seriam relacionados à pesquisa e desenvolvimento, design, softwares, serviços avançados de TI, consultorias, serviços técnicos especializados, branding e marketing.

Serviços de custos

Já os serviços de custos, como logística, energia, mão de obra, compõem a maior parte do valor adicionado dos produtos industriais. O que faz com que essa participação seja relevante é justamente o alto preço desses serviços.

“Além do preço de energia elétrica e da logística serem alto, a qualidade desses serviços é baixa. Esses fatores afetam a competitividade. Como a indústria consome muitos serviços que são caros e ruins, acaba sofrendo ‘intoxicação’”, afirma Arbache. “Por conta disso, a adição de valor agregado pelas indústrias diminuiu ao longo desses anos. Muitas delas, como as de aços especiais, abriram mão de fabricar produtos mais sofisticados”.

Para Arbache, o fato dos serviços representarem 69,4% do Produto Interno Bruto (PIB) ajuda a explicar o porquê de nossa “economia estar tão mal” e ter baixo desempenho.

Exportação

A economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lia Valls, lembra do desafio de transformar os 69,4% do PIB em serviços em exportação. “É uma área importante, mas ainda não é competitiva, já que o valor do serviço na mercadoria é muito alto”, diz Valls.

“Nós só vamos conseguir exportar com maior valor agregado quando tivermos investimentos que visem adicionar serviços de qualidade aos nossos produtos. Os serviços ainda não fazem parte das políticas nacionais para fomentar nossa produtividade”, afirma o professor da UNB.

Fonte:DCI

http://www.exportnews.com.br/2014/09/custo-elevado-de-servicos-afeta-exportacoes-da-industria/

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