LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Boletim analisa modais de importação e exportação




Boletim analisa modais de importação e exportação


O estudo mostra que o principal meio de transporte utilizado tanto para a entrada quanto para a saída de produtos do país é o marítimo


O Ceper (Centro de Pesquisa em Economia Regional) da Fundace elaborou um Boletim de Comércio Exterior no qual analisa modais de transporte utilizados na importação e exportação de produtos. O material que utiliza dados do primeiro trimestre de 2014 divulgados pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), mostra que o principal meio de transporte utilizado tanto para a entrada quanto para a saída de produtos do país é o marítimo que representa 74,6% e 84,1% dos valores comercializados, respectivamente.

A via aérea, que é utilizada no transporte de produtos de menor volume e maior valor, produtos in natura e fármacos com prazos de validade mais curtos, é o segundo principal modal no que se refere a importações, com 18,1%. Para exportação o segundo meio mais utilizado é o rodoviário, com 6,5%, seguido do aéreo com 4,8%.

No estado de São Paulo 27% do valor importado chega por via aérea. No interior paulista esse percentual chega a 24,4% enquanto que na Região Administrativa de Ribeirão Preto chega a 18,7%. No que se refere às exportações, o modal aéreo transporta 7,8% do comércio do estado de São Paulo e é o meio utilizado para 5,5% das exportações do interior e 12,9% das exportações da Região Metropolitana.

http://www.guiamaritimo.com/gm_wp/noticias/boletim-analisa-modais-de-importacao-e-exportacao/

Nenhum comentário: