LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização portuária


Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização portuária

Escrito por Redação Portogente


A Companhia Docas do Rio de Janeiro deu início ao 'Projeto de Modernização da Gestão Portuária“. Integrante do Programa de Governo "Portos Eficientes”, trata-se de um conjunto de ações que inclui o Programa Nacional de Dragagem I e II, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sistemas de VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) e Cadeia Logística Inteligente, entre outros. Também engloba a expansão da infraestrutura portuária, novos arrendamentos e concessões, além da melhoria da gestão nas Companhias Docas vinculadas à SEP/PR.


A Secretaria de Portos (SEP/PR) contratou, em abril deste ano, serviços de Consultoria com a empresa Deloitte para dar início ao Projeto de “Modernização da Gestão Portuária”, com objetivo de tornar os portos brasileiros elos dinâmicos da cadeia logística, minimizando os tempos e custos do acesso aquaviário e/ou terrestre de navios, cargas e passageiros. O serviço de consultoria contratado pela SEP/PR está sendo realizado nas Companhias Docas de Santos, Rio de Janeiro e Pará.


O trabalho conta com o acompanhamento de uma equipe especial de assessoria do Governo Federal, liderada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a participação de outros ministérios, incluindo a Casa Civil e a SEP/PR. Dentro da CDRJ foi instituído o Comitê “Portos Eficientes” para dar suporte e monitorar a consultoria.


O objetivo principal do Projeto é o de desenvolver e implementar processos mais eficientes para melhorar a gestão portuária, por meio da revisão e propostas de melhorias dos processos externos para modernização da operação portuária. Serão feitas recomendações com planos de melhoria para a modernização dos processos internos das Companhias Docas. Os trabalhos culminam no monitoramento das implementações e recomendações realizadas em todas as fases do projeto.


A primiera reunião oficial do projeto aconteceu no último dia 15 de agosto, no edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro. edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Participaram o Diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuária da SEP/PR, Jean Silva, representantes do Ministério do Planejamento, a diretoria executiva da CDRJ, o comitê "Portos Eficientes" da CDRJ, os superintendentes dos Portos do Rio e de Itaguaí e a equipe da Deloitte.

https://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/rio-de-janeiro/companhia-docas-do-rio-de-janeiro-inicia-projeto-de-modernizacao-portuaria-83424

Nenhum comentário: