LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Porto de Santos



Governo admite lentidão para sanar problema das filas no Porto de Santos

Secretário promete controle do agendamento de caminhões.

Em 2013, ocorreram engarrafamentos quilométricos próximos ao porto.

Gabriela GasparinDo G1, em São Paulo

O Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, disse nesta quarta-feira (8) que o governo vai intensificar medidas para evitar problemas com filas quilométricas de caminhões na chegada ao Porto de Santos, o maior do país, neste ano, após problemas em 2013. Entre elas estão o reforço da aplicação de multas às companhias que operam os terminais e maior controle do funcionamento do sistema de agendamento da chegada dos caminhões para descarregamento no porto.
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De acordo com o secretário, foi publicada no dia 30 de dezembro de 2013 uma resolução que reforça as medidas para o funcionamento do sistema de agendamento da chegada dos caminhões ao porto. Esse sistema já era previsto em outra resolução de abril do ano passado, que não funcionou de forma eficaz por falta de comunicação entre as empresas e a Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp). “Faltou agilidade para colocar em prática”, admitiu Oswaldo Barbosa, superintendente da Codesp.

Na prática, Barbosa disse que a novidade neste ano é que a Codesp terá em seu sistema o controle de todos os agendamentos feitos nos portos, o que não ocorreu em 2013. Esses dados serão transmitidos á Codesp pelas companhias que operam os terminais. De acordo com Barbosa, 98% das empresas já sincronizaram o sistema de agendamento próprio com o da Codesp e há um prazo até 30 de janeiro para que 100% esteja sincronizado.

Com os agendamentos em mãos, eles serão cruzados com o sistema que acompanha a passagem dos caminhões nas rodovias, por meio dos pedágios. “Quando um caminhão chegar no pedágio antes do previsto, o sistema fará um alerta e esse caminhão deverá ser retido”, explicou o secretário.

Para a retenção desses caminhões, a Codesp informou que há dois pátios e que a construção de novos pátios está sendo discutida. “Aquele que não cumprir o horário de agendamento, vai ser multado. No ano passado não tínhamos o agendamento em mãos para olhar o que estava acontecendo”, disse Barbosa.

O porto de Santos é o maior do país e destino da maior parte da produção agrícola voltada à exportação. Durante o escoamento da safra no início deste 2013, foram registradas filas de caminhões que chegaram a 50 quilômetros em direção a ele.

Ferroanel
O secretário disse ainda que quer irá a Brasília na semana que vem pedir a assinatura do contrato para dar início às obras do projeto do Ferroanel Norte. O pedido será feito ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Paulo Sérgio Passos.

Ele disse que a Desenvolvimento Rodoviário SA (Dersa) já está fazendo a terraplenagem em uma faixa de terra que será usada tanto para o rodoanel quanto para as linhas do anel ferroviário.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/01/governo-de-sp-diz-que-toma-medidas-para-evitar-filas-ao-porto-de-santos.html

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