LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Automotivo


Montadora de carros da China deve se instalar próximo ao Porto de Imbituba

Escrito por Redação Portogente
publicado no blog da Estela Benetti, no ClicRBS

Um terreno de 1 milhão e 22 mil metros quadrados (cem hectares) situado às margens da BR-101, em Imbituba, no Sul do Estado, será o destino da Geely caso a montadora decida se instalar em Santa Catarina. A área denominada Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc) e foi colocada à disposição dos chineses.

Há pelo menos dois anos, a Santos Brasil, empresa que opera o terminal de conteinêres no Porto de Imbituba e o governo do Estado negociam a vinda da Geely para SC. A intenção de ambos é movimentar a economia da região e abrir cerca de 800 vagas de emprego. O que estaria deixando os chineses com um pé atrás é o fato de não haver no local a mesma cultura metal-mecânica do Norte do Estado.

— Estamos abertos para receber a fábrica, mas não depende da nossa vontade. Temos boas áreas para oferecer e vamos aguardar a decisão — disse o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, que prevê aumento de 30% da receita tributária com a chegada da montadora.

Na próxima terça-feira, o presidente da Geely Automobile, An Conghui, estará em Itu (SP) para o lançamento do sedã médio EC7, que será vendido no Brasil, e pode dar pistas sobre o destino da nova fábrica.

Conforme o presidente da SC Participações e Parcerias (SCPar), Paulo Cesar da Costa, as negociações foram intensificadas há mais de um ano e, por enquanto, a única certeza é que Imbituba será o destino da montadora em SC. Costa disse que a empresa chinesa contratou uma consultoria para avaliar o mercado e que São Paulo é, sem dúvida, o maior concorrente.

— Santa Catarina tem um bom regime automotivo e isso pode ajudar, mas há outras questões sendo avaliadas — afirmou Costa.

Ainda neste mês haverá um novo encontro entre lideranças do governo do Estado e empresários da montadora chinesa.

http://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/imbituba/montadora-de-carros-da-china-deve-se-instalar-proximo-ao-porto-de-imbituba-80609

Nenhum comentário: