LEGISLAÇÃO

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Exportadores de MT buscam portos alternativos para escoar produção




Exportadores de MT buscam portos alternativos para escoar produção
Santos é o principal mas a participação reduziu no último ano.

Portos de São Francisco do Sul e Santarém são opções viáveis.

Vívian LessaDo G1 MT

A ineficiência da logística de Mato Grosso promoveu a diversificação dos portos brasileiros para o escoamento da produção agrícola. Apesar do porto de Santos contunuar sendo o principal ponto de embarque, a sua participação reduziu de 70%, em 2012, para 57%, em 2013.

Dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que os portos de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, responsável por embarcar 8,8% do total, e o de Santarém, no Pará, com 7,3%, estão entrando na preferêcia dos exportadores mato-grossenses.

De acordo com o analista do Imea, Angelo Ozelame, esse aumento para portos alternativos é uma tentativa de reduzir os custos com a logística. Além disso, ecitar os problemas de superlotação nos principais portos brasileiros.

Conforme ele, foram embarcados 15,7 milhões de toneladas de milho no ano passado. O volume é 72% maior se comparado ao total exportado em 2012. Mais de 70% dos embarques de 2013 foram realizados no segundo semestre do ano.

saiba mais

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/01/exportadores-de-mt-buscam-portos-alternativos-para-escoar-producao.html

Nenhum comentário: