LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FIESC apresenta análise sobre o comércio internacional de SC



Reintegra é mantido apenas até o fim de 2013


Brasília. O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira, afirmou que o  governo não tem espaço fiscal para prorrogar o Reintegra, que devolve às empresas 3% do  valor exportado em manufaturados. "O programa não é tão bom agora porque é caro e, então,  as nossas limitações não permitem manter o programa para 2014", disse. Segundo ele, o  programa perderá a validade no fim deste ano, conforme prevê o decreto 8.073 publicado no  Diário Oficial da União de ontem.

Oliveira disse que o impacto do Reintegra este ano será de R$ 2,2 bilhões, mas deve atingir  R$ 4,5 bilhões em cinco anos. Isso porque as empresas têm até cinco anos para solicitarem o  crédito tributário gerado com as exportações de manufaturados realizadas em 2013. "Elas não  pedem de imediato", explicou.

O secretário admitiu que é ruim o fim do programa, mas alegou que é preciso manter o  esforço fiscal. "Quando tem que manter a disciplina fiscal, a gente tem que tomar medidas  que não são as desejadas", afirmou.

CNI apura recorde de importação

Brasília. A participação dos importados no consumo industrial bateu recorde de abril a  junho, de acordo com a série histórica trimestral da Confederação Nacional da Indústria  (CNI) iniciada em 2007. O coeficiente de importação do segundo trimestre atingiu 21,1%,  depois de apontar 21% no primeiro trimestre do ano.

Estudo aponta que a recente alta do câmbio poderá reduzir as importações nos próximos meses  e favorece a recuperação da produção nacional Foto: Alex Costa

O dado integra a pesquisa Coeficientes de Abertura Industrial, divulgada na manhã de ontem  pela confederação. O estudo aponta que a recente alta do câmbio poderá reduzir as  importações nos próximos meses e favorece a recuperação da produção industrial interna.

O coeficiente de importação teve seu patamar mais baixo no primeiro trimestre de 2010,  quando ficou em 15,9, aponta a série histórica da CNI. Desde então, a trajetória de alta se  mantém. O estudo analisa, a partir do segundo trimestre de 2007, os valores de exportações,  importações e produção industrial acumulados.

O trabalho tem parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) e  considera o crescimento do coeficiente de penetração das importações em 12 setores da  indústria de transformação. "A valorização do câmbio nos últimos meses amenizou o ímpeto  importador, mas o contínuo aumento do coeficiente de importação reflete a perda da  competitividade da industrial nacional frente a seu concorrente estrangeiro", diz o  economista da CNI Marcelo Azevedo.

Exportação

A pesquisa da CNI aponta que, além do aumento das importações no consumo doméstico de bens  industriais, caiu a participação das exportações no faturamento das empresas. O coeficiente  de exportação registrou 19,2% no segundo trimestre, uma queda de 0,3 ponto porcentual em  relação ao primeiro trimestre do ano. Segundo a confederação, a fraca demanda externa pelos  produtos brasileiros e a queda dos preços internacionais explicam a perda no coeficiente de  exportação no período.

No comparativo trimestral, houve queda no coeficiente de exportação em nove setores da  indústria de transformação, dentre eles: metalurgia (1,1 ponto porcentual), máquinas e  equipamentos (0,9 ponto porcentual) e têxteis (0,9 ponto porcentual).

Câmbio

A CNI analisa que a fatia de produtos importados no consumo brasileiro deve parar de  aumentar no segundo semestre caso o real se mantiver no patamar mais desvalorizado.

"Com o câmbio estável nesse novo patamar é possível que o coeficiente de importações nas  próximas pesquisas pare de subir", disse Azevedo.

Ele ponderou, contudo, que a taxa cambial deixa o produto importado mais caro sem resolver  o problema de baixa competitividade dos manufaturados nacionais em relação àqueles  produzidos em outros países.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral/23146-reintegra-e-mantido-apenas-ate-o-fim-de-2013

Nenhum comentário: