LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Compra de bens importados é recorde na indústria


Compra de bens importados é recorde na indústria

A participação de bens de fora do país na indústria nacional ficou em 21,1% no acumulado de doze meses até junho, segundo dados da CNI.


Brasília - A participação de bens importados na indústria brasileira registrou recorde, acumulando 21,1% no período de 12 meses até junho. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação entre os primeiros e segundo trimestres, houve aumento de 0,1 ponto percentual, mantendo sua trajetória de alta há 13 trimestres, informou a entidade.

O levantamento, chamado Coeficientes de Abertura Comercial, foi elaborado em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) e aponta um crescimento do coeficiente de penetração das importações em 12 setores da indústria de transformação, com destaque para os segmentos farmacêutico, químico, de informática, eletrônico e óptico.

A CNI informou ainda que a “valorização do câmbio nos últimos meses amenizou o ímpeto importador, mas o contínuo aumento do coeficiente de importação reflete a perda da competitividade da indústria nacional frente a seu concorrente estrangeiro". Para a CNI, a alta do câmbio poderá reduzir as importações nos próximos meses, o que favoreceria a recuperação da produção industrial interna, podendo reverter essa tendência.

http://www.anba.com.br/noticia/21406998/industria/compra-de-bens-importados-e-recorde-na-industria/]

Nenhum comentário: