LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 20 de março de 2013

MDIC - InovAtiva Brasil




MDIC vai qualificar empreendedores de negócios inovadores


Rio de Janeiro  - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a organização internacional Endeavor, com apoio metodológico da consultoria Mckinsey & Company, anunciaram nesta segunda-feira (18) convênio para capacitar novos empreendedores na área de start-ups e pequenas empresas inovadoras com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

Trata-se do Programa InovAtiva Brasil, que irá oferecer conteúdos on-line, workshops e mentorias para criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento. O Programa foi apresentado hoje na abertura do Global Entrepreneurship Congress (GEC 2013), que ocorre até 21 de março, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o Brasil está entre os maiores polos de empreendedorismo do mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Endeavor, três entre quatro brasileiros gostariam de empreender seu próprio negócio. Essa constatação justifica a procura intensa por informações, a diversidade de cursos, publicações e fontes de informação relacionadas ao tema.

O secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destaca que as empresas start-ups precisam de apoio diferenciado. “Esse tipo de empreendedor demanda capacitação especializada e de fácil acesso, networking de altíssimo nível e, finalmente, acesso aos instrumentos de apoio à inovação oferecidos pelo Governo”, explica Fujimoto.

No contexto da política industrial do governo, o Plano Brasil Maior, o InovAtiva Brasil nasce para atender empreendedores iniciantes que tenham como foco a geração de negócios de alto impacto. Empresas que identificam uma oportunidade de mercado e que constituem um modelo de negócio inovador têm mais chances de se tornarem empresas de alto crescimento.

“Hoje, as empresas de alto crescimento no Brasil representam cerca de 1,5% do volume total de companhias. Porém, essas mesmas empresas são responsáveis pela geração de mais de 50% dos novos postos de trabalho”, explica Juliano Seabra, presidente da Endeavor no Brasil.

O MDIC e a Endeavor estão abertos a receber propostas de novas parcerias com empresas,  associações empresariais, universidades e institutos de pesquisa que contribuam para a expansão do Programa.

Processo de seleçãoPara identificar projetos com esse perfil, o InovAtiva Brasil vai abrir um processo de seleção, que ocorrerá entre 15 de maio e 5 de julho. Todos os inscritos vão receber feedbacks de especialistas sobre como melhorar suas ideias de negócio, além de participar de cursos práticos on-line, desenvolvidos por especialistas da rede Endeavor.

O conteúdo do curso vai explorar, entre outros temas, métodos para se criar um modelo de negócio com elevado potencial de inovação e crescimento, e como se preparar para apresentar o projeto a potenciais parceiros e investidores. Uma das frentes do programa é exatamente promover o relacionamento entre empreendedores que podem se tornar parceiros ou até mesmo sócios.

Além da busca por investidores externos, o Programa InovAtiva Brasil ajudará as empresas que optarem por crescer acessando fundos e instrumentos de apoio à inovação do Governo Federal ou inserindo seus negócios na cadeia de valor de grandes corporações.

Na segunda fase do programa, os autores dos 50 melhores projetos selecionados vão participar de workshops e também irão passar por um processo de mentoria. Um dos grandes diferenciais do InovAtiva Brasil está nas avaliações de especialistas sobre o projeto, sessões de coaching e estímulo ao networking com investidores e empreendedores mais experientes.

Já na fase final do programa, 20 empreendedores com os projetos mais inovadores e de maior potencial para se tornar um negócio de alto impacto vão receber acompanhamento individualizado da rede de mentores Endeavor e McKinsey, para que apresentem seu plano a uma banca de especialistas e investidores.

Cronograma 
Inscrições: 15/05 a 05/07/2013
Cursos on-line e fóruns de discussão on-line: 15/05 a 05/07/2013
Feedback de especialistas: 19/07/2013
Workshop de plano de negócios: 02/08/2013
Submissão de projetos (2ª fase): até 13/09/2013
Apresentação para banca: 13/11/2013
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: