LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Operação padrão


Marítimos prometem "operação padrão" a partir desta quinta e travessia pode operar com metade da capacidade
Postado em: 17/02/2016

Os trabalhadores da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela devem iniciar uma “Operação Padrão” a partir desta quinta-feira (18), em horário a ser definido, conforme foi aprovado em assembleia da categoria. Os motivos seriam as condições de segurança das embarcações e a grande defasagem salarial.

O presidente do Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos) e secretário da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Valter Martins Ramos, afirmou que os marítimos vão operar somente as embarcações que estiverem dentro das normas legais.

De acordo com o sindicalista, se a categoria optasse por operar as embarcações dentro das normas de segurança, “o serviço seria zerado”. Por isso, a decisão foi por colocar em serviço as embarcações “menos piores”, acrescentou Ramos.

O Sindicato está notificando sobre a decisão a Dersa, Internacional Marítima, os prefeitos de Ilhabela e de São Sebastião e autoridades marítimas.

Outro lado

A Dersa informou, por meio de nota, que os marítimos que atuam na travessia São Sebastião-Ilhabela são contratados da empresa Internacional Marítima, que presta serviços de operação marítima à Companhia. Por esta razão, as negociações trabalhistas com esta categoria são conduzidas diretamente entre empregados e empregador, sem envolvimento da Dersa.

“A Companhia também esclarece que exige de todas as suas contratadas o cumprimento integral das leis trabalhistas, bem como o respeito aos direitos e às boas condições de trabalho. É importante ressaltar que, até agora, a Dersa não foi comunicada pela empregadora sobre qualquer previsão de anormalidade na prestação do serviço de travessia entre São Sebastião e Ilhabela”.

Já a Internacional Marítima, empresa contratada das travessias litorâneas do Estado de São Paulo, informa que a data-base da categoria é fevereiro e a pauta encaminhada pelo Sindicato dos Marítimos está em análise. A Internacional Marítima ressalta que sempre manteve um relacionamento de confiabilidade com a entidade sindical.

“Quanto às embarcações, todas estão em perfeitas condições de operação, tendo inclusive sido inspecionadas e liberadas pela Autoridade Marítima no final de 2015. O principal compromisso da empresa é garantir um serviço eficiente e seguro aos usuários, além de proporcionar um ambiente de trabalho com segurança e confiabilidade aos nossos colaboradores”, conclui a nota.

Entenda o caso

Em recente entrevista ao RADAR LITORAL, sindicalistas afirmou que os salários nas travessias estão deteriorados, com uma defasagem superior a 100%.

Outro ponto abordado diz respeito às péssimas condições das balsas. Segundo eles, não há condições mínimas de trabalho e nem de segurança para a tripulação garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

“Fizemos inspeções nas embarcações e há problemas de governo, fundeio e propulsão e praças de máquinas estão em condições sub-humanas. Faltam condições para operar as balsas e vale ressaltar que o comandante e a tripulação são os únicos responsáveis pelas embarcações”, afirmava o presidente do Sindmestres.

http://radarlitoral.com.br/noticias/2487/maritimos-prometem-

Nenhum comentário: