LEGISLAÇÃO

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Exportação

Exportação de congelados pelo Porto de Paranaguá cresce 14%

(foto: Divulgação APPA)
A exportação de carnes congeladas pelo Porto de Paranaguá registrou um aumento de 14% em 2015. O porto movimentou 1,91 milhão de toneladas no ano, enquanto em 2014 exportou 1,67 milhão de toneladas dos produtos.

A preferência por Paranaguá para as exportações de congelados aumentou em função dos investimentos nas operações e na logística de acesso ferroviário. Paranaguá é o porto brasileiro com a melhor recepção ferroviária para contêineres. Com isso, tornou-se o líder nacional na exportação de congelados.

“O modal ferroviário é uma opção mais econômica para o produtor. Com custos mais baixos para o escoamento, Paranaguá se confirmou como a melhor opção para o escoamento de carnes congeladas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a Ferroeste, por exemplo, dobrou a capacidade de operação em função dos investimentos feitos nos últimos anos.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, explica que os investimentos na modernização do porto também foram fundamentais para dar mais agilidade às operações e impulsionar a movimentação deste tipo de carga, que em 2014 já tinha apresentado 15,5% de aumento em relação ao ano anterior. 

“O Paraná é um grande produtor de frangos congelados, por exemplo. Para suprir a demanda destes clientes, planejamos projetos de expansão do cais e aquisição de novos equipamentos que atendem ao padrão de agilidade que a produção do Estado precisa”, afirma Dividino.

CONTEINERES – O aumento na exportação de congelados foi fundamental para que a circulação de contêineres continuasse crescendo em Paranaguá. Em 2015, foram movimentados 786 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 3,7% superior ao registrado em 2014. 

Na exportação, a alta foi de 2,5%, com 389 mil TEUs, e na importação o crescimento no ano foi de 4,9%, com 396 mil TEUs movimentados. 
https://www.bemparana.com.br/noticia/428726/exportacao-de-congelados-pelo-porto-de-paranagua-cresce-14

Nenhum comentário: