LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Secretaria de Portos assina acordo de cooperação com a Alemanha



Secretaria de Portos assina acordo de cooperação com a Alemanha


Objetivo é trocar experiências e investir em capacitação e treinamento.
Brasil quer atrair empresas para concessões na área de infraestrutura.

Débora CruzDo G1, em Brasília


A Secretaria de Portos da Presidência da República assinou nesta quinta-feira (20), um acordo de cooperação na área portuária com o Ministério dos Transportes e da Infraestrutura Digital da Alemanha. A solenidade, em Brasília, contou com o ministro dos Portos, Edinho Araújo, e o ministro de Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, Alexander Dobrindt.

Segundo o governo brasileiro, o objetivo é ampliar a cooperação bilateral nas áreas de portos e logística, além de investir em capacitação e treinamento. O acordo também prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos e o incentivo à cooperação entre empresas e organizações dos dois países.

A assinatura do acordo faz parte da agenda que a chanceler alemã, Angela Merkel, cumpre no Brasil, acompanhada de dez ministros. Merkel desembarcou em Brasília na quarta -feira (19) à noite. Após deixar a Base Aérea do aeroporto, seguiu para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para jantar com a presidente Dilma, o vice-presidente Michel Temer e ministros dos dois países.

A Alemanha é atualmente o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás de China, Estados Unidos e Argentina. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o fluxo comercial entre os países – soma entre exportações e importações – chegou a US$ 20,5 bilhões em 2014.


Concessões

Conforme o ministro dos Portos, o acordo assinado nesta quinta-feira deverá “estreitar ainda mais as relações Brasil-Alemanha”. O Brasil pretende atrair empresas alemãs para o Plano de Investimento em Logística, lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff.

Só para o setor portuário, o investimento privado previsto é de R$ 37,4 bilhões. Ao todo, serão 50 arrendamentos, 66 novos portos privados, os chamados TUPs, e 24 renovações de arrendamentos.

O ministro alemão se comprometeu a conversar com empresários daquele país sobre a viabilidade de investir nos portos brasileiros. Ele sugeriu, ainda, ao governo brasileiro um encontro com especialistas em logística portuária da Alemanha sobre projetos para a área.


Crise econômica

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o ministro Edinho Araújo disse que os dois países “vivem momentos diferentes” na economia. Segundo ele, enquanto a Alemanha é vista como um país “forte e líder”, ocupando um “lugar de vanguarda no cenário mundial”, o Brasil passa por um momento de “travessia”, em referência à desaceleração da economia.

“No cenário, portanto, de ajustes, em que o cobertor é curto, a Secretaria de Portos está trabalhando para fomentar investimentos privados”, reconheceu.

Já o colega alemão elogiou a “leveza” com que os brasileiros enfrentam os problemas. Para Alexander Dobrindt, o Brasil tem condições de superar as dificuldades enfrentadas na área econômica.

“As adaptações que estão sendo realizados na atualidade no Brasil são algo que a Alemanha teve que fazer há alguns anos. A Alemanha saiu mais forte da crise. Eu confio que o Brasil saiba fazer o mesmo, sair da crise mais forte do que entrou”, completou.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/secretaria-de-portos-assina-acordo-de-cooperacao-com-alemanha.html

Nenhum comentário: