LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Greve - Auditores Fiscais


Auditores da Receita podem entrar em greve a partir de sexta-feira
Agência Estado

Os auditores da Receita Federal deverão decretar greve a partir de sexta-feira. Nesta terça-feira, a categoria lotou o Congresso Nacional na tentativa de pressionar deputados na votação de um destaque que incluía os auditores na PEC 443, que atrela a remuneração de categorias como a dos Advogados Gerais da União (AGU) ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O destaque, no entanto, foi derrubado, e a categoria culpa o governo pela não aprovação da medida, que beneficiaria os auditores.

Saiba mais
Agricultores e auditores fiscais fazem manifestações no Ministério da Fazenda
Fazenda demite três auditores fiscais por improbidade administrativa
Auditores fiscais entram em greve nesta terça-feira


Diante da derrota no Congresso, foi convocada para a próxima sexta-feira uma assembleia geral dos auditores fiscais, que deve decidir pela greve em tempo indeterminado. Representantes da categoria estão reunidos com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a pedido do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, mas a avaliação de auditores ouvidos pela reportagem é de que dificilmente a greve será evitada.

A paralisação pode tornar ainda mais difícil o esforço do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em aumentar a arrecadação de tributos. De braços cruzados, os auditores deixam desde tarefas como a cobrança de multas em atraso até o processamento do pagamento de tributos. De acordo com os dados da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), o volume de autuações feito pelos auditores fiscais chega a R$ 12 bilhões por mês.

Desde o ano passado, a categoria vem fazendo manifestações pontuais pedindo reajustes e outros benefícios para a carreira, mas, diante do ajuste fiscal, o governo alega que as negociações têm de ser feitas em conjunto com o restante do Executivo.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/08/12/internas_economia,677757/auditores-da-receita-podem-entrar-em-greve-a-partir-de-sexta-feira.shtml

Nenhum comentário: